MERCADOS

10 notícias para lidar com os mercados nesta sexta-feira

PUBLICADO EM: 9.12.11 | 8H33
UE: revisão de tratado falha ao não receber apoio total; Total de IPOs no mundo cai 45% em relação a 2010
Sede da Moody's em Nova York

Moody's rebaixa rating de BNP, Crédit Agricole e Société

Imagem da Editoria Exame Invest
Exame Solutions

Apresentado por



Compartilhe nas redes sociais
GUIA
Em alta

INVISTA 3MIN

São Paulo - Aqui está o que você precisa saber:

1 - Zona do euro antecipa lançamento de fundo permanente de resgate. Os países da zona do euro anteciparam em um ano, para o próximo mês de julho, o lançamento de um fundo de resgate permanente e concordaram, com outros Estados da União Europeia (UE), em considerar emprestar até 200 bilhões de euros ao Fundo Monetário Internacional (FMI) a fim de ajudar a combater a crise de dívida da zona do euro.

2 - UE: revisão de tratado falha ao não receber apoio total. Os líderes da União Europeia não conseguiram obter o apoio de todos os 27 países-membros para mudar o tratado da UE, de forma a apertar a coordenação fiscal do bloco. A cúpula decisiva encerrou o primeiro dia de trabalhos, na madrugada desta sexta-feira, com os líderes ainda profundamente divididos sobre os elementos chave da estratégia para resolver a crise, informou o The Wall Street Journal.

3 - Zona do euro confirma regras fiscais mais rígidas. Um Estado-membro terá de enfrentar sanções automáticas caso tenha um déficit orçamentário superior a 3% do PIB, a menos que as sanções sejam derrubadas pela maioria dos países da zona do euro. Como esperado, a dívida para o PIB será limitada a 60%, e os países terão de lavrar em lei que eles se comprometerão a reduzir constantemente a dívida caso ela esteja acima do permitido.

4 - Moody's rebaixa rating de BNP, Crédit Agricole e Société. As justificativas para o rebaixamento foram o reduzido suporte sistêmico e uma deterioração significativa nas condições de liquidez e financiamento.

5 - Total de IPOs no mundo cai 45% em relação a 2010. Até o momento, o capital total levantado por meio de ofertas iniciais de ações no mundo caiu 45 por cento de janeiro a novembro em relação a todo o ano de 2010, para 155,8 bilhões de dólares. O total de transações chegou a 1.117, número 20 por cento menor na mesma base de comparação.


6 - Bolsa de Tóquio cai 1,5%, com ceticismo sobre Europa. O Nikkei perdeu 128,12 pontos, ou 1,5%, e encerrou aos 8.536,46 pontos, após baixa de 0,7% na véspera. Na semana, o índice acumulou perdas de 1,2%. Até o momento, o Nikkei apresenta queda de quase 17% no ano.

7 - Código Mineral vai ao Congresso somente em 2012. Com a nova lei, serão alteradas as condições que permitem a exploração de minério por pessoas físicas e pessoas jurídicas sem data para terminar.

8 - 'Salão de beleza' vai ao mercado de capitais. Criada em junho do ano passado, a Intercosmetic está em fase pré-operacional e, por conta disso, não possui ativos. O objetivo da empresa é ingressar no Bovespa Mais. A Intercosmetic pretende ser um veículo de financiamento de organizações menores no segmento de beleza e cabeleireiros.

9 - JSL aprova relação de troca de ações em incorporação da Simpar. Substituição será de cada 0,287588 dos papéis da operadora logística por uma ação da Simpar Concessionárias. A JSL convocará uma AGE para 9 de janeiro para deliberar sobre a operação.

10 - Governo quer que Vale incorpore despesa em obra do Pará. O governo federal quer empurrar para a Vale uma fatura de R$ 500 milhões visando garantir a navegabilidade do Rio Tocantins, no Pará, entre os municípios de Marabá e Tucuruí - durante os 12 meses do ano. Atualmente, apesar da construção da hidrovia e das eclusas de Tucuruí, o rio é utilizado por apenas oito meses devido à necessidade de retirada de pedras (derrocamento) do que ficou conhecido como Pedral do Lourenço.

Imagem da Editoria Exame Invest
Exame Solutions

Apresentado por


Compartilhe nas redes sociais
Mosaico do rodapé com as cores da Exame