Exame Invest
Mercados

10 notícias para lidar com os mercados nesta terça-feira

PUBLICADO EM: 1.10.13 | 9H10
Governo dos EUA começa seu 1º fechamento parcial em 17 anos; OGX pode dar o maior calote corporativo da história da América Latina
capitólio

Capitólio: agências federais dos Estados Unidos receberam ordens para suspender suas atividades não essenciais

Imagem da Editoria Exame Invest
Exame Solutions

Apresentado por



Compartilhe nas redes sociais
GUIA
Em alta

INVISTA 4MIN

São Paulo – Veja o que você precisa saber nesta terça-feira.

1. Governo dos EUA começa seu 1º fechamento parcial em 17 anos

Devido à falta de acordo no Congresso para aprovar o orçamento, pela primeira vez em 17 anos, as agências federais dos Estados Unidos receberam ordens para suspender suas atividades não essenciais pela ausência de recursos para mantê-las funcionando. "Infelizmente, o Congresso não cumpriu com sua responsabilidade. Não foi capaz de aprovar um orçamento e como resultado, grande parte do nosso governo deve fechar agora até que o Congresso volte a financiá-lo", disse o presidente dos EUA, Barack Obama, em um vídeo divulgado pela Casa Branca.

2. OGX não deve pagar US$ 44,5 mi em juros de bônus

A petroleira OGX não deverá pagar 44,5 milhões de dólares em juros que vencem nesta terça-feira a detentores de bônus, aproximando a companhia do maior calote corporativo da história da América Latina. Fontes afirmam que a empresa, endividada e sem produção de petróleo para honrar seus compromissos, não deve realizar o pagamento. De acordo com as duas fontes, a saída para a empresa passa por uma recuperação judicial, embora uma decisão formal sobre isso ainda não tenha sido acordada oficialmente.

3. Petrobras deve reduzir participação na Sete Brasil

A Petrobras deve ter sua participação diluída na Sete Brasil, empresa criada para gerir um portfólio de 29 sondas para o pré-sal, enquanto o BNDES pode passar a ter uma participação maior. O diretor financeiro da Petrobras, Almir Barbassa, disse que a petroleira pode ser diluída de uma participação total de 9,4% para 8,5%.

4. Produção de petróleo da Petrobras cresce 1,1% em agosto

A produção de petróleo (óleo, mais líquido de gás natural - LGN) de todos os campos da Petrobras no Brasil, em agosto, atingiu a média de 1,908 milhão de barris por dia (bpd). O volume é 1,1% acima da média produzida em julho (1,888 milhão bpd).Somado à produção da empresa no exterior, o volume total de petróleo e gás natural atingiu, em agosto, a média de 2,499 mil boe/d 0,3% acima da produção total de julho.


5. Ser Educacional fará IPO com oferta primária e secundária

A rede de ensino pernambucana Ser Educacional divulgou hoje o prospecto preliminar de sua oferta pública inicial de ações (IPO), que contará com distribuições primária e secundária de papéis e reforçará um setor que tem crescido na esteira de incentivos governamentais e aumento da renda.

6. Fibria incorpora subsidiária Normus Empreendimentos

A Fibria incorporou a subsidiária Normus Empreendimentos e Participações com o objetivo de reduzir custos e despesas administrativas e simplificar sua estrutura societária. De acordo com a empresa, os custos da incorporação serão de 94 mil reais. O valor patrimonial contábil da Normus é de 1,34 bilhão de reais e, segundo fato relevante, não há passivos não contabilizados a serem assumidos pela Fibria.

7. Bolsas asiáticas fecham majoritariamente em alta

As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em alta nesta terça-feira, após o início de uma paralisação parcial do governo dos EUA. As bolsas na China e em Hong Kong não abriram por causa de um feriado. As bolsas asiáticas conseguiram contrabalançar as notícias dos EUA e se mantiveram em território positivo - a paralisação parcial já era aguardada por alguns agentes do mercado.

8. JPMorgan e Barclays prevêem fim da era Kirchner na Argentina

O JPMorgan Chase Co. e o Barclays Plc estão recomendando aos investidores a compra de títulos argentinos. Segundo os bancos, a decrescente popularidade da presidente Cristina Fernández de Kirchner aumenta a especulação de que um governo menos hostil aos mercados assuma o poder após as eleições de 2015.


9. Minoritários querem pôr BM&FBovespa em ação contra OGX

Um grupo de acionistas minoritários da OGX, petroleira do Grupo EBX, de Eike Batista, incluirá a BM&FBovespa como ré de uma ação judicial contra a empresa. O grupo pretende acionar na Justiça a OGX, Eike e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A alegação é de irregularidades na divulgação de informações, como fatos relevantes, e também manipulação das cotações das ações.

10. As 10 ações que mais subiram e caíram em setembro

O Ibovespa fechou o pregão da segunda-feira em baixa de 2,61%, aos 52.338 pontos. Mas, no mês, o índice registrou alta de 4,66%, a terceira do ano, seguindo o mês de agosto. No mês, a OGX (OGXP3) foi o destaque de baixa, chegando a cair 30%, enquanto a Oi (OIBR4) liderou as altas, subindo 29,52%. Nem a queda de 25% da OGX em setembro conseguiu tirar a bolsa da liderança do ranking de investimentos do mês. No ano, o Ibovespa tem queda de 14,13%. 

Com Bloomberg, Estadão Conteúdo e Reuters

Imagem da Editoria Exame Invest
Exame Solutions

Apresentado por


Compartilhe nas redes sociais
Mosaico do rodapé com as cores da Exame