MERCADOS

10 notícias para lidar com os mercados nesta terça-feira

PUBLICADO EM: 3.1.12 | 8H05
CCR pode avaliar compra de fatia da portuguesa ANA, diz jornal
Gigantes do petróleo

Petróleo sobe cerca de 2% com tensão entre EUA e Irã

Imagem da Editoria Exame Invest
Exame Solutions

Apresentado por



Compartilhe nas redes sociais
GUIA
Em alta

INVISTA 3MIN

São Paulo - Aqui está o que você precisa saber:

1 - Agenda do dia tem reações a PDG no Brasil; ISM e ata do Fed nos EUA. Investidores reagem hoje aos dados preliminares de vendas e lançamentos da PDG Realty SA Empreendimentos e Participações, que saíram ontem após o fechamento do mercado. Nos Estados Unidos, o Instituto de Gerenciamento de Compras, o ISM, divulga o índice de atividade manufatureira às 13:00 e o Federal Reserve divulga a ata da reunião do seu comitê de política monetária às 17:00, horário de Brasília.

2 - IPC-S acelera em 4 de 7 capitais em dezembro, diz FGV. A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor - Semanal (IPC-S) acelerou em quatro das sete capitais pesquisadas em dezembro, segundo informou hoje a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Em São Paulo, que tem maior peso sobre o índice - quase 50% do indicador - a inflação passou de 0,65% na quadrissemana encerrada em 22 de dezembro para 0,68% no índice fechado do mesmo mês.

3 - Brasil terá “Bolsa Verde” em 2012. A cidade do Rio de Janeiro terá, a partir de junho de 2012, uma bolsa de valores para a negociação de contratos ligados ao meio ambiente. A Bolsa Verde do Rio (BV Rio) irá oferecer ativos para efluentes líquidos industriais da Baía de Guanabara, créditos de reciclagem, logística reversa e de carbono, além de reposição florestal.

4 - 15 corretoras indicam as melhores ações para janeiro. Depois de um ano traumático para investidores em 2011, com uma queda de mais de 18% no Ibovespa, analistas de mercado continuam cautelosos sobre o desempenho da bolsa no início de 2012. As expectativas são de que o mercado continue volátil com tendência de queda pelo menos até o segundo semestre deste ano.

5 - CCR pode avaliar compra de fatia da portuguesa ANA, diz jornal. A CCR SA pode estudar o plano do governo português de vender participação na operadora de aeroportos ANA-Aeroportos de Portugal SA, disse o Diário Económico, citando um representante da companhia brasileira. Os acionistas da CCR se reunirão em assembleia no dia 16 para decidir se aprovam a estratégia de expandir a atuação da companhia em aeroportos fora do País, segundo o jornal português.


6 - PDG atinge a meta de lançamentos do ano (por um triz). A PDG, maior incorporadora do país, encerrou 2011 com a meta de lançamentos de imóveis cumprida, ainda que por uma ligeira diferença. A empresa lançou 9,008 bilhões de reais em imóveis no ano passado – apenas 8 milhões acima do piso da estimativa.

7 - Petróleo sobe cerca de 2% com tensão entre EUA e Irã. Os contratos futuros de petróleo são negociados com altas de cerca de 2%, impulsionados pelas tensões entre os Estados Unidos e o Irã, que levantaram preocupações com a oferta da commodity. "Muitos operadores estão voltando para o mercado hoje, então a principal coisa será avaliar o potencial risco relacionado ao Irã", comentou Olivier Jakob, analista da Petromatrix.

8 - Petrobras descobre nova acumulação de óleo leve no ES. A Petrobras comunicou hoje ao mercado a descoberta de uma nova acumulação de óleo leve e gás na Concessão de Golfinho (4-BRSA-1001-ESS). Segundo a estatal brasileira de petróleo, a descoberta ocorreu durante a perfuração do poço 4-GLF-31-ESS, informalmente denominado Tambuatá.

9 - Controladora da Gradiente quer fazer OPA e voltar ao mercado. A IGB Eletrônica, nova denominação da marca Gradiente, anunciou nesta segunda-feira um plano com o qual pretende levantar a empresa, que está mergulhada em dívidas.

10 - Bolsas da Ásia fecham em alta; Hong Kong avança 2,4%. Ainda com algumas das principais bolsas asiáticas fechadas devido às celebrações do ano-novo, o segundo pregão de 2012 apresentou resultados positivos. Os bons números da economia chinesa deixaram otimistas os investidores. Não houve negociações no Japão, China e Tailândia por ser feriado.


Imagem da Editoria Exame Invest
Exame Solutions

Apresentado por


Compartilhe nas redes sociais
Mosaico do rodapé com as cores da Exame