Exame Invest
Mercados

10 notícias para lidar com os mercados nesta terça-feira

PUBLICADO EM: 24.4.12 | 13H48
Itaú Unibanco tem lucro menor no 1º tri; S&P diz que Lupatech deu calote, mas empresa contesta
Logo do Itaú

Imagem da Editoria Exame Invest
Exame Solutions

Apresentado por



Compartilhe nas redes sociais
GUIA
Em alta

INVISTA 5MIN

São Paulo - Aqui está o que você precisa saber:

1 - Itaú Unibanco tem lucro menor no 1º tri; inadimplência sobe. O Itaú Unibanco (ITUB3, ITUB4) encerrou o primeiro trimestre com queda no lucro líquido, impactado pela manutenção do cenário de aumento da inadimplência, que atingiu o maior nível em mais de dois anos, e de atividade econômica contida no país no início do ano. A maior instituição financeira privada do país teve lucro líquido de 3,426 bilhões de reais, queda de cerca de 3 por cento sobre igual período do ano passado e abaixo dos 3,68 bilhões de reais dos três últimos meses de 2011.

2 - S&P diz que Lupatech deu calote; empresa contesta. A Standard and Poor’s rebaixou nesta segunda-feira a nota de crédito da Lupatech (LUPA3) de B- para SD (Selective Default), mostra o site da agência de classificação de risco. A mudança veio após a fabricante de válvulas e peças para a indústria de petróleo e gás solicitar a prorrogação do pagamento de juros anuais sobre as debêntures conversíveis. A empresa convocou na semana passada uma Assembleia para alterar o prazo de cura de 30 dias para o pagamento dos juros anuais para 120 dias.

3 - Câmbio e provisões levam Usiminas a prejuízo no 1º tri.
Perdas cambiais e provisões de contingência e de perdas em estoques impactaram os resultados da Usiminas (USIM3, USIM5), que teve prejuízo líquido de 37 milhões de reais no primeiro trimestre, ante lucro de 16 milhões de reais no começo de 2011. A fabricante de aço afirmou que já vê sinais de melhora na performance e que os resultados de janeiro a março são sazonalmente os mais fracos do ano.

4 - Gol pode vender mais uma fatia para a Delta. A Gol (GOLL4) está negociando a venda de mais 17% de sua ações para a americana Delta, sua sócia, que já detém 3% de participação na companhia brasileira, segundo informações da Folha de S. Paulo, desta terça-feira. Caso a operação vingue, a Delta passará a ter 20% de participação na Gol, - montante limite estabelecido pela legislação brasileira.

5 - Espanha capta quase 2 bilhões de euros em títulos.
O Tesouro Público espanhol colocou nesta terça-feira 1,933 bilhão de euro em letras a três e seis meses, mas, em ambos os casos, praticamente teve de duplicar os juros com relação à emissão anterior, realizada em março.Do total de 1,933 bilhão de euros captados hoje, 724,61 milhões o foram em letras a três meses com uma rentabilidade de 0,72%, contra 0,428% da última emissão. Com relação ao restante do valor, em títulos a 12 meses, os juros pularam de 0,868% a 1,628%.



6 - Embraer assina acordo de US$2,5 bi com chinês ICBC. A Embraer (EMBR3) assinou um memorando de entendimento nesta segunda-feira com o chinês ICBC Financial Leasing sob o qual o banco fornecerá até 2,5 bilhões de dólares em financiamento e leasing de aviões durante cinco anos em um dos mercados mais promissores da terceira maior fabricante de aviões comerciais do mundo. A Embraer prevê demanda para os próximos 10 anos de 430 jatos comerciais com capacidade para até 120 assentos e 635 jatos executivos no gigante asiático, cuja economia continua crescendo em ritmo acelerado desde a recessão global, que acorrentou nações desenvolvidas a partir de 2008.

7 - BTG Pactual precifica nesta 3ª IPO. A precificação da oferta pública inicial de units (IPO, na sigla em inglês) do BTG Pactual, na noite desta terça-feira, pode ser um divisor de águas para o mercado de ações brasileiro, que há muito padece de uma sequência de ofertas de ações bem sucedidas. Se vendida toda a oferta de cerca de 130 milhões de units, incluindo os lotes adicional e suplementar, dentro da faixa de preço de 28,75 a 33,75 reais fixada pelos coordenadores, o banco do bilionário André Esteves pode levantar cerca de 4 bilhões de reais, e a operação seria a maior do país desde os mais de 8 bilhões de reais do Santander Brasil, em outubro de 2009.

8 - Gol é castigada no mercado de crédito com desvalorização do real. Os papéis da Gol Linhas Aéreas Inteligentes (GOLL4), que tem mais de dois terços de sua dívida denominada em dólares, estão despencando no mercado de títulos à medida que o governo desvaloriza o real para proteger a indústria local, conforme aponta a Bloomberg. A taxa dos títulos em dólar da Gol para 2020 disparou 54 pontos-base na última semana para 10,48 por cento, nível mais alto em três meses, segundo dados compilados pela Bloomberg. O rendimento médio dos papéis de empresas aéreas dos Estados Unidos e Canadá caiu 12 pontos-base, ou 0,12 ponto percentual, para 7,77 por cento no mesmo período, segundo dados do Bank of America.

9 - Sem atuação do BC, dólar sobe para o maior nível do ano. O dólar encerrou em alta ante o real na segunda-feira, chegando a subir mais de 1 por cento durante o pregão, com cenário de maior preocupação na Europa e indicadores de contração da atividade na China, segundo operadores. A moeda norte-americana perdeu um pouco os ganhos ante o real quando tornou-se evidente ao mercado que o Banco Central não atuaria no mercado por meio de leilões de compra de dólares à vista.

10 - BC da Grécia anuncia previsão de recessão de 5% em 2012. A economia da Grécia registrará em 2012 uma contração de 5%, depois de uma queda de 6,9% ano passado, de acordo com as projeções do Banco Central publicadas nesta terça-feira, que representam uma revisão para baixo da estimativa de março. O BC grego previu em março uma contração de 4,5% do Produto Interno Bruto (PIB). O país da Eurozona, afetado por uma grave crise da dívida, enfrenta o quinto ano consecutivo de recessão.

Bônus: O que falta para a ação da Petrobras atingir seu “grande potencial”

http://d1nfmblh2wz0fd.cloudfront.net/items/loaders/loader_1063.js?aoi=1311798366&pid=1063&zoneid=14729&cid=&rid=&ccid=&ip=

http://d1nfmblh2wz0fd.cloudfront.net/items/loaders/loader_1063.js?aoi=1311798366&pid=1063&zoneid=14729&cid=&rid=&ccid=&ip=http://d1nfmblh2wz0fd.cloudfront.net/items/loaders/loader_1063.js?aoi=1311798366&pid=1063&zoneid=14729&cid=&rid=&ccid=&ip=

Imagem da Editoria Exame Invest
Exame Solutions

Apresentado por


Compartilhe nas redes sociais
Mosaico do rodapé com as cores da Exame