Exame Invest
MERCADOS

Barclays: funcionários pensavam que podiam alterar Libor

PUBLICADO EM: 1.7.12 | 15H15
Gerentes pensaram que tinham obtido permissão para oferecer estimativas baixas para a taxa após uma conversa em 2008 entre um executivo do banco e um político inglês
Barclays

Agência do Barclays: funcionários teriam se enganado sobre manipulação da Libor

Imagem da Editoria Exame Invest
Exame Solutions

Apresentado por



Compartilhe nas redes sociais
GUIA
Em alta

INVISTA 2MIN

Londres - Gerentes do Barclays acreditaram, erroneamente, que tinham obtido permissão para oferecer estimativas artificialmente baixas para a taxa Libor após uma conversa ocorrida em 2008 entre Bob Diamond, o executivo-chefe do banco, e Paul Tucker, vice-governador do Banco da Inglaterra, reportou o Financial Times neste domingo.

Segundo um comunicado sobre os fatos que teria sido divulgado pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos, um funcionário do alto escalão do Barclays e uma autoridade sênior do banco central conversaram em 29 de outubro de 2008 e, na ocasião, a autoridade do BC inglês questionou o motivo pelo qual as estimativas submetidas pelo Barclays para a taxa Libor eram mais altas do que a de outros bancos, diz o jornal.

Embora o documento não identifique os interlocutores da conversa, acredita-se que sejam Diamond e Tucker, afirma o FT, citando pessoas próximas à situação.

Após a conversa, funcionários de escalão mais baixo do Barclays "acreditaram, erroneamente, que operavam sob a instrução do Banco da Inglaterra (conforme a mensagem transmitida pela administração sênior do banco) para reduzir as estimativas de taxas do Barclays".

O comunicado diz que Tucker não deu tal instrução e que Diamond não acredita que o tenha feito, acrescenta o FT.

A Libor, referência de juro no mercado interbancário em Londres, é calculada pela Thomson Reuters, sob a supervisão da Associação de Banqueiros Britânicos, e é baseada em dados enviados diariamente por 16 bancos. As informações são da Dow Jones.

Imagem da Editoria Exame Invest
Exame Solutions

Apresentado por


Compartilhe nas redes sociais
Mosaico do rodapé com as cores da Exame