BM&FBovespa vai lançar quatro novos índices em maio | Exame Invest
Exame Invest
MERCADOS

BM&FBovespa vai lançar quatro novos índices em maio

PUBLICADO EM: 7.4.11 | 12H55
Um deles será Brasil Amplo, outro para índice de dividendos e um terceiro para empresas de utilities
Sala de operações da Bovespa.

Lançamento será para o próximo mês

Imagem da Editoria Exame Invest
Exame Solutions

Apresentado por



Compartilhe nas redes sociais
GUIA
Em alta

INVISTA 2MIN

São Paulo - A BM&FBovespa prepara o lançamento de quatro novos índices de ações no início de maio, informou hoje o diretor de renda variável da Bolsa, Júlio Ziegelmann. Um dos índices será chamado de Brasil Amplo, composto pelos papéis que possuem índice de negociabilidade de 99%. "Será o indicador que melhor vai representar o que é a bolsa brasileira", afirmou o executivo. A primeira carteira teórica do índice deverá ser composta por cerca de 160 papéis.

A Bolsa terá também a partir de maio um índice de dividendos, que será formado por 25% das empresas que apresentarem o maior indicador de retorno sobre dividendo (dividend yield). Segundo Ziegelmann, o peso dos papéis na carteira teórica será definido conforme o valor de mercado e a quantidade de ações em circulação das companhias - e não pelo pagamento de dividendos em si.

O terceiro índice que a Bolsa pretende lançar terá ações de empresas de utilities (concessões públicas) e deverá ser composto principalmente por papéis do setor elétrico e de saneamento.

O quarto e último índice que será lançado mês que vem será de materiais básicos, que contará com companhias produtoras de commodities, com exceção do setor de energia, o que exclui a Petrobras, explica Ziegelmann. Além destes, a Bolsa estuda a criação de outros indicadores de ações, sendo que um deles pode reunir empresas de tecnologia, telecomunicações e mídia, conforme o executivo. A Bolsa prepara ainda o índice de recibos de ações (BDRs) não patrocinados. "A ideia é dar visibilidade para esse mercado, no qual apostamos bastante", afirmou Ziegelmann.


Leia também

Imagem da Editoria Exame Invest
Exame Solutions

Apresentado por


Compartilhe nas redes sociais
Mosaico do rodapé com as cores da Exame