Exame Invest
Mercados

Bolsa nos 57.000; Brasil vs Canadá…

PUBLICADO EM: 19.12.16 | 17H49
ATUALIZAÇÃO: 23.6.17 | 19H45
Bolsa nos 57.000 pontos O Ibovespa acelerou as perdas no fim do pregão e fechou nesta segunda-feira com queda de 2,19%. O Ibovespa voltou aos 57.000 pontos e fechou em seu menor patamar desde o dia 16 de setembro. As ações ordinárias e preferenciais da mineradora Vale caíram mais de 6% — os piores desempenhos […]
bolsa3

Imagem da Editoria Exame Invest
Exame Solutions

Apresentado por



Compartilhe nas redes sociais
GUIA
Em alta

INVISTA 3MIN

Bolsa nos 57.000 pontos

O Ibovespa acelerou as perdas no fim do pregão e fechou nesta segunda-feira com queda de 2,19%. O Ibovespa voltou aos 57.000 pontos e fechou em seu menor patamar desde o dia 16 de setembro. As ações ordinárias e preferenciais da mineradora Vale caíram mais de 6% — os piores desempenhos do índice —, enquanto o preço do minério de ferro despencou 7% na China. As ações preferenciais da Petrobras recuaram 2,7%. Em entrevista ao jornal O Globo no domingo, o presidente da estatal, Pedro Parente, disse que a venda da BR Distribuidora não vai sair neste ano, mas que a companhia está trabalhando para cumprir a meta de venda de ativos até o final do ano.

_

Comando novo na Cemig?

Os papéis da companhia de energia elétrica Cemig subiram 3,2% e tiveram a maior alta do dia. A alta acontece em meio aos rumores de que a companhia anunciará a demissão de seu presidente, Mauro Borges, e de seu diretor financeiro, Fabiano Maia, até quarta-feira. As demissões aconteceriam depois do maior acionista da empresa — o estado de Minas Gerais — discordar do plano de redução da dívida da empresa, segundo a agência de notícias Reuters.

_

Vale: notícia boa, notícia ruim…

A mineradora Vale concluiu negociações com a americana Mosaic para a venda de seus negócios no ramo de fertilizantes. O valor total da transação é de 2,5 bilhões de dólares, sendo que metade do valor será pago em ações da própria Mosaic. A Vale manterá apenas ativos de fosfatados localizados em Cubatão. Todos os outros negócios de fertilizantes, incluindo o projeto de potássio Carnalita, em Sergipe, e atividades no exterior serão vendidos. Já a mineradora australiana Fortescue Metals informou que a parceria com a Vale para encomendas por siderúrgicas chinesas não deve avançar. “Nós tivemos discussões muito construtivas com a Vale, mas não fomos capazes de chegar a termos comerciais”, disse à Reuters o presidente da Fortescue, Nev Power.

_

Brasil vs. Canadá

A Câmara de Comércio Exterior autorizou abertura de procedimento de solução de controvérsias contra o Canadá na Organização Mundial do Comércio. A ação é contra os subsídios canadenses concedidos — no valor total de 2,5 bilhões de dólares — à fabricante de aviões Bombardier. A empresa é a principal concorrente da brasileira Embraer. O governo brasileiro alega que há indício de que o governo esteja planejando um novo aporte “significativo para assegurar a viabilidade da nova linha de aviões C-Series”. Esse será o segundo contencioso que o Brasil abre contra o Canadá por causa da disputa entre Embraer e Bombardier. Na primeira, a OMC decidiu a favor do Brasil, em 2002, depois de uma disputa de cinco anos.

_

Inflação mais baixa?

No relatório do boletim Focus divulgado nesta segunda-feira, analistas estimam que a inflação terminará 2016 em 6,49%. Esta é a primeira vez no ano que os economistas projetam uma inflação dentro da margem perseguida pelo Banco Central, de 6,5%. Há um mês, a previsão do Focus estava em 6,80%. Entre as instituições que mais se aproximam do resultado efetivo do IPCA no médio prazo, denominadas Top 5, a mediana das projeções para este ano caiu de 6,49% para 6,48%. “A queda da inflação é resultado dos projetos de ajuste fiscal que colaboram na formação das expectativas, mas também do trabalho do BC”, disse o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, nesta segunda-feira. Para 2017, a previsão ainda é de uma inflação em 4,9% — acima da meta de 4,5%.

_

Será?

Meirelles também disse nesta segunda-feira que a Fazenda trabalha com a expectativa de que o Brasil já tenha crescimento no primeiro trimestre de 2017. Segundo ele, se a comparação for feita entre o último trimestre de 2017 e o último trimestre de 2016, a pasta já prevê mais de 2% de crescimento.

_

Batatas com Ovomaltine

A rede de fast-food Burger King anunciou uma nova “iguaria” em seu menu: Chocofritas Ovomaltine. Trata-se da tradicional batata frita coberta com calda de flocos de Ovomaltine. A cobertura já era vendida com as sobremesas da rede, como a Casquinha Recheada e o sundae. Segundo a empresa, a novidade começou a ser vendida no Brasil desde o dia 14 de dezembro com preço sugerido de 7,50 reais ou dentro do combo, que oferece desconto. O produto ficará por tempo limitado nas lojas. De acordo com a rede, o produto vem atender ao hábito de muitos de seus consumidores, que costumam mergulhar a batata frita no sundae.

Imagem da Editoria Exame Invest
Exame Solutions

Apresentado por


Compartilhe nas redes sociais
Mosaico do rodapé com as cores da Exame