Exame Invest
Mercados

Bovespa abre em alta puxada por melhora externa

PUBLICADO EM: 18.3.11 | 10H32
Recuperação de ontem no exterior ganha força hoje, diante da ação contundente do G-7 para conter a apreciação do iene
Kadafi na ONU

Kadafi prometeu "transformar num inferno a vida" dos que atacarem seu país. Mas o cessar-fogo imediato na Líbia foi comemorada pelos investidores

Imagem da Editoria Exame Invest
Exame Solutions

Apresentado por



Compartilhe nas redes sociais
GUIA
Em alta

INVISTA 2MIN

São Paulo - Em dia de agenda global fraca, a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) é puxada pela melhora internacional, em meio aos esforços conjuntos para socorrer o Japão. Ao mesmo tempo, os agentes acompanham o desdobramento das tensões na Líbia, que sustenta o petróleo acima de US$ 100 o barril, adicionando combustível aos negócios locais, às vésperas do vencimento de opções sobre ações. Às 10h10 (horário de Brasília), o índice Bovespa (Ibovespa) subia 1,01%, aos 66.885 pontos.

A recuperação iniciada ontem no exterior ganha força hoje, diante da ação contundente do G-7 para conter a apreciação do iene, na primeira atuação conjunta dos sete países mais ricos do mundo no mercado de câmbio desde 2000. Porém, nem mesmo o avanço do dólar reduz o fôlego do petróleo, diante da decisão da Organização das Nações Unidas (ONU) de autorizar o uso de "todos os meios necessários" para proteger a população líbia.

O ditador Muamar Kadafi, por sua vez, prometeu "transformar num inferno a vida" dos que atacarem seu país. Mas a declaração de cessar-fogo imediato na Líbia, feita pelo ministro das relações exteriores, foi comemorada pelos investidores.

No Brasil, o vencimento de opções sobre ações na próxima segunda-feira movimenta as ações de primeira linha, sobretudo Petrobras e Vale. A opção é um contrato que confere ao portador o direito de compra ou venda de um ativo a um preço predeterminado. O vencimento de opções é a data de validade desses contratos. A partir do dia seguinte, o detentor da opção não pode mais exercê-la. Por isso, no dia de vencimento das opções e nos dias imediatamente anteriores, o movimento da Bolsa pode sofrer distorções, com os investidores atuando de forma tal que os preços das ações se aproximem daqueles valores que mais os favorecem quando a opção for exercida.

A decisão da China de elevar pela terceira vez este ano o compulsório bancário, em 0,50 ponto porcentual, para conter a escalada da inflação no país, pode ser um revés para as ações de siderúrgicas e mineradoras.

Imagem da Editoria Exame Invest
Exame Solutions

Apresentado por


Compartilhe nas redes sociais
Mosaico do rodapé com as cores da Exame