Exame Invest
Mercados

Bovespa fecha em alta puxado por ações de Petrobras e bancos

PUBLICADO EM: 21.7.14 | 18H06
Alta do pregão desta segunda ampliou ainda mais os ganhos da última sessão
Operador da Bolsa de Valores de São Paulo, a Bovespa

Bovespa: índice da bolsa subiu 1,09 por cento, a 57.633 pontos

Imagem da Editoria Exame Invest
Exame Solutions

Apresentado por



Compartilhe nas redes sociais
GUIA
Em alta

INVISTA 2MIN

São Paulo - O principal índice da Bovespa encerrou o pregão desta segunda-feira em alta, ampliando ainda mais os ganhos da última sessão, puxado por ações de bancos, após a Procuradoria Geral da República recalcular o lucro bruto das instituições com caderneta de poupança em planos econômicos.

O Ibovespa subiu 1,09 por cento, a 57.633 pontos, após alta de mais de 2 por cento na última sexta-feira. O giro financeiro do pregão foi de 10,984 bilhões de reais, inflado pelo vencimento de opções sobre ações, que movimentou 4,4 bilhões de dólares.

A PGR recalculou para 21,87 bilhões de reais o lucro bruto dos bancos com caderneta de poupança em planos econômicos nas décadas de 1980 e 1990, segundo parecer divulgado nesta segunda-feira.

Anteriormente o valor era de 441,7 bilhões de reais. O Supremo Tribunal Federal está julgando uma ação de poupadores que querem reaver dos bancos perdas com correção da poupança.

A ação do Itaú Unibanco e do Bradesco encerraram com alta de quase 1 por cento, reduzindo um pouco os ganhos no fim do pregão. Já o Banco do Brasil registrou a maior alta do setor, de mais de 2 por cento.

O analista de renda variável da Leme Investimentos, João Pedro Brugger, não descartou que investidores já estejam na expectativa de divulgação de novas pesquisas eleitorais nesta semana, após Datafolha e Sensus divulgarem análises que mostraram enfraquecimento da presidente Dilma Rousseff (PT) na intenção de votos.

Espera-se agora que uma pesquisa feita pelo instituto Ibope seja divulgada nos próximos dias.

As ações da estatal Petrobras também tiveram alta nesta sessão, entre as principais influências positivas para o índice.

Além desses papéis, BB Seguridade teve a maior alta do índice, após o Credit Suisse elevar o preço-alvo do papel do grupo segurador do Banco do Brasil, de 32 para 38 reais.

A companhia aérea Gol também foi destaque de alta, após o Bank of America Merrill Lynch elevar a recomendação para a empresa para "compra".

Por outro lado, o banco também reduziu recomendações para as ações de Fibria e Klabin, para neutra em ambos os casos, com as ações do setor operando entre as maiores baixas do Ibovespa.

Imagem da Editoria Exame Invest
Exame Solutions

Apresentado por


Compartilhe nas redes sociais
Mosaico do rodapé com as cores da Exame