MERCADOS

Bovespa sobe, mas deve fechar o ano com perda de 15%

PUBLICADO EM: 30.12.13 | 9H38
Os negócios no Brasil ainda podem ser influenciados pelo aumento da alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF)
Operador da Bolsa de Valores de São Paulo, a Bovespa

Bovespa: Mesmo operando em alta, bolsaterá perdas de 15% em 2013

Imagem da Editoria Exame Invest
Exame Solutions

Apresentado por



Compartilhe nas redes sociais
GUIA
Em alta

INVISTA 2MIN

São Paulo - A Bovespa se despede nesta segunda-feira, 30, de 2013 e abre o último pregão do ano sem tendência definida e sem motivos para mudar o placar de quase 15% de perdas acumuladas ao longo do período. Os negócios podem até tentar uma alta, em um movimento em linha com o sinal positivo visto entre os índices futuros das Bolsas de Nova York. Já as bolsas europeias podem exercer influência de baixa, em dia de liquidez reduzida.

Por volta das 10 horas, a Bolsa brasileira subia 0,32%, aos 51.429,05 pontos. Em Nova York, o futuro do S&P 500 avançava 0,05%, enquanto as bolsas de Londres e de Frankfurt caíam 0,31% e 0,18%.

"Os negócios locais devem acompanhar Nova York", previu um operador, não descartando que terminem o dia no "zero a zero". "A liquidez deve ser reduzida e os indicadores previstos para o dia, nos EUA, só movimentarão o mercado se vierem muito distorcidos em relação às expectativas", acrescentou.

Na agenda econômica norte-americana, às 13 horas saem as vendas pendentes de imóveis residenciais em novembro e, às 13h30, é a vez do índice de atividade das empresas na região de Dallas em dezembro.

Em relatório, a equipe de analistas do BB Investimentos destaca que os negócios no Brasil podem ser influenciados pelo aumento da alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), de 0,38% para 6,38%, para compras de cartões de débito no exterior, compras de traveller checks e saques em moeda estrangeira fora do País, que entrou em vigor no sábado.

Imagem da Editoria Exame Invest
Exame Solutions

Apresentado por


Compartilhe nas redes sociais
Mosaico do rodapé com as cores da Exame