Exame Invest
MERCADOS

Comissão Europeia propõe sanções por manipulação de taxas

PUBLICADO EM: 25.7.12 | 13H32
O escândalo das taxas interbancárias britânicas Libor e da europeia Euribor explodiu mês passado com a descoberta de manipulações realizadas pelo banco britânico Barclays
Lâmpada com o logotipo do banco britânico Barclays

Logotipo do Barclays: "Por trás desta manipulação, há uma ausência total de moral", disse em uma coletiva de imprensa o comissário europeu do Mercado Interior

Imagem da Editoria Exame Invest
Exame Solutions

Apresentado por



Compartilhe nas redes sociais
GUIA
Em alta

INVISTA 1MIN

Bruxelas - A Comissão Europeia propôs nesta quarta-feira a adoção de sanções penais contra os autores das manipulações de taxas interbancárias, reveladas pelo escândalo do Libor no mês passado.

"A comissão pede a cada Estado membro que preveja em sua legislação nacional sanções penais em caso de manipulação de índices de referência", disse a Comissão em um comunicado.

O escândalo das taxas interbancárias britânicas Libor e da europeia Euribor explodiu no mês passado com a descoberta das manipulações realizadas pelo banco britânico Barclays entre 2005 e 2009.

"Por trás desta manipulação, há uma ausência total de moral", disse em uma coletiva de imprensa o comissário europeu do Mercado Interior, Michael Barnier, denunciando o "comportamento escandaloso de muitos atores financeiros em detrimento dos cidadãos, das empresas e dos poderes públicos".

"Pensamos que estes comportamentos deveriam ser punidos, sem hesitações", disse.

Imagem da Editoria Exame Invest
Exame Solutions

Apresentado por


Compartilhe nas redes sociais
Mosaico do rodapé com as cores da Exame