Copasa tem potencial atrativo e dividendos interessantes, diz Coinvalores | Exame Invest
Exame Invest
MERCADOS

Copasa tem potencial atrativo e dividendos interessantes, diz Coinvalores

PUBLICADO EM: 9.9.11 | 15H51
Analistas iniciaram a cobertura das ações da empresa com recomendação de compra
EXAME.com

Imagem da Editoria Exame Invest
Exame Solutions

Apresentado por



Compartilhe nas redes sociais
GUIA
Em alta

INVISTA 2MIN

São Paulo – A equipe de pesquisa da Coinvalores iniciou a cobertura das ações ordinárias da Copasa (CSMG3), segunda maior prestadora de serviços públicos de saneamento básico do Brasil, atribuindo a recomendação de compra e o preço-alvo de 42 reais para os papéis até setembro de 2012 em início de cobertura.

O valor representa um potencial de alta de 37,70% frente à cotação de 30,50 reais vista no fechamento do último pregão. No acumulado do ano, os papéis registram ganho de 10,36%, enquanto nos últimos 30 dias o avanço é de 6,07%.

Em relatório, os analistas Marco Saravalle e Bruno Camargo destacaram não apenas as perspectivas favoráveis da empresa, especialmente no médio e longo prazos, mas também o perfil defensivo da companhia , a política de dividendos “interessante” e o potencial de ganhos para as ações.

Segundo a Coinvalores, a série de resultados apresentados nos últimos trimestres foi considerada “boa”, inclusive no período abril-junho, quando a receita líquida ficou em 611,7 milhões de reais, atingindo um crescimento de 8% em relação ao visto um ano antes, impulsionada principalmente pelos ganhos com serviços de esgoto.

“Temos observado um maior respeito por parte dos controladores estatais das empresas de saneamento aos parâmetros de governança corporativa, e as possibilidades de investimento em companhias como Copasa e Sabesp se tornam cada vez mais favoráveis”, destacam.

No caso específico da Copasa, as receitas devem crescer de forma constante, porém moderada, de acordo com a natureza do setor de saneamento básico, projeta a Coinvalores. Segundo Saravalle e Camargo, os investimentos da companhia são bastante expressivos e, por conta disso, devemos observar expansão especial no segmento de coleta e tratamento de esgotos, “serviço para o qual ainda há considerável parte da população não atendida em Minas Gerais”.

Os analistas ainda estimam que as políticas de redução de custos e ganhos de eficiência devem favorecer os custos. Para o longo prazo, a Coinvalores vê como satisfatório o crescimento no lucro da empresa, apesar de substancial redução em 2011 em comparação a base de 2010, ano favorecido por ganhos financeiros que não devem se repetir.

A companhia reportou um lucro líquido de 114,5 milhões de reais no segundo trimestre do ano. O resultado foi 5,43% menor frente ao registrado em igual período de 2010.


Leia também

Imagem da Editoria Exame Invest
Exame Solutions

Apresentado por


Compartilhe nas redes sociais
Mosaico do rodapé com as cores da Exame