MERCADOS

CVM propõe regulação para agências de rating pela primeira vez

PUBLICADO EM: 22.12.11 | 17H09
Pela proposta, as agências em atividade no Brasil, inclusive as internacionais, precisarão divulgar sua metodologia e mudanças que fizerem anualmente
EXAME.com

Imagem da Editoria Exame Invest
Exame Solutions

Apresentado por



Compartilhe nas redes sociais
GUIA
Em alta

INVISTA 1MIN

São Paulo - A Comissão de Valores Mobiliários colocou hoje em audiência pública proposta para a primeira regulação para as agências de classificação de risco no Brasil com o objetivo principal de aumentar a transparência, sem interferir na metodologia.

Uma preocupação é evitar o rating shopping, quando uma entidade busca nota em mais de uma agência e escolhe a que der maior nota”, disse a Superintendente de Desenvolvimento de Mercado da Comissão de Valores Mobiliários, Flávia Mouta Fernandes, em entrevista por telefone do Rio. “Se a agência for contactada, mesmo que preliminarmente, é obrigada a divulgar. Se a empresa queria que ninguém soubesse que ela bateu em muitas portas antes, não vai conseguir.”

Pela regulação proposta, as agências de classificação de risco em atividade no Brasil, inclusive as internacionais, precisarão divulgar sua metodologia e mudanças que fizerem em relação a isso anualmente. Um de seus administradores será responsável pelo cumprimento das regras.

“A opinião de uma agência não serve como única fonte para subsidiar decisão de investimento”, alerta Flávia.

Imagem da Editoria Exame Invest
Exame Solutions

Apresentado por


Compartilhe nas redes sociais
Mosaico do rodapé com as cores da Exame