MERCADOS

Dólar recua 1% com cena política e exterior, apesar de BC

PUBLICADO EM: 8.4.16 | 11H22
No fim da manhã, o BC também dará prosseguimento à rolagem dos swaps tradicionais, que equivalem a venda futura de dólares, a vencer no mês que vem
dólares

Dólares: às 9h05, o dólar recuava 1,06%, a 3,6545 reais na venda, após subir 1,33 por cento na véspera

Imagem da Editoria Exame Invest
Exame Solutions

Apresentado por



Compartilhe nas redes sociais
GUIA
Em alta

INVISTA 2MIN

São Paulo - O dólar recuava cerca de 1% frente ao real nesta sexta-feira, reagindo ao noticiário político considerado negativo para o governo e refletindo a recuperação dos mercados externos após um dia de forte aversão a risco.

Às 10h32, o dólar recuava 1,09%, a 3,6535 reais na venda, após subir 1,33% na sessão passada.

"O saldo das notícias sugere que a chance do impeachment cresceu", disse o superintendente regional de câmbio da corretora SLW, João Paulo de Gracia Corrêa.

Operadores citavam levantamentos apontando que um número maior de deputados estaria disposto a votar a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff, perspectiva que tem sido associada à queda do dólar. 

Muitos operadores acreditam que eventual troca no governo poderia favorecer a entrada de capitais no país.

Além disso, repercutia bem no mercado a decisão do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, de se manifestar no Supremo Tribunal Federal (STF) contrário à posse do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como ministro-chefe da Casa Civil.

Nos mercados externos, o dólar também se enfraquecia contra as principais moedas emergentes conforme o pessimismo da sessão anterior perdia fôlego. O gatilho foi a recuperação dos preços do petróleo, que saltavam cerca de 5% diante de esperanças de congelamento na produção global.

"Os mercados vão terminar a semana com um tom mais positivo", escreveram analistas do Scotiabank em nota a clientes.

Mesmo o leilão de swap reverso, equivalente a compra futura de dólares, do BC não foi suficiente para tirar o dólar do território negativo. A autoridade monetária vendeu apenas 3 mil dos 11,5 mil ofertados.

No fim da manhã, o BC também dará prosseguimento à rolagem dos swaps tradicionais, que equivalem a venda futura de dólares, a vencer no mês que vem.

Matéria atualizada às 11h22

Imagem da Editoria Exame Invest
Exame Solutions

Apresentado por


Compartilhe nas redes sociais
Mosaico do rodapé com as cores da Exame