Exame Invest
Mercados

Executivo do JP Morgan renuncia após multa

PUBLICADO EM: 3.4.12 | 16H50
O executivo Ian Hannam demitiu-se nesta terça-feira, depois da multa imposta pela Financial Services Authority (FSA)
Sede do JPMorgan Chase

A multa de Hannam está entre as maiores cobradas de um indivíduo por abuso de mercado

Imagem da Editoria Exame Invest
Exame Solutions

Apresentado por



Compartilhe nas redes sociais
GUIA
Em alta

INVISTA 2MIN

Londres - Um dos mais importantes executivos de Londres foi multado em 450 mil libras (720 mil dólares) por passar informação privilegiada em um caso que irá embaraçar seu empregador JPMorgan Cazenove e que marca um impulso dos reguladores da Inglaterra para atingir personalidades importantes.

O executivo Ian Hannam demitiu-se nesta terça-feira, para lutar contra a multa imposta pela Financial Services Authority (FSA) em relação a emails trocados em 2008 que continham informações sobre um de seus clientes, a Heritage Oil.

O ex-soldado das forças especiais, de origem humilde, é a quinta pessoa a ser multada em relação à divulgação imprópria este ano, pelo regulador, que foi anteriormente acusado de ser ineficaz na luta contra a criminalidade financeira. Dos cinco, Hannam é o mais importante.

Hannam demitiu-se do cargo de presidente do Conselho de Administração da área de Equity Capital Markets, depois de duas décadas na companhia, informou o JPMorgan a seus funcionários em um memorando interno.

A multa de Hannam, detalhada em uma decisão datada de 27 de fevereiro e o resultado de uma longa investigação, está entre as maiores cobradas de um indivíduo por abuso de mercado, embora seja ofuscada pelos 3,6 milhões de libras do investidor de hedge funds David Einhorn incorridos em janeiro por abusos comerciais.

A FSA disse que não havia evidência de que alguém negociou ações como resultado dos emails, ou que Hannam teve algum ganho pessoal, o que levou alguns a questionar o destaque dado à sua decisão, antes de um recurso.

Imagem da Editoria Exame Invest
Exame Solutions

Apresentado por


Compartilhe nas redes sociais
Mosaico do rodapé com as cores da Exame