Exame Invest
Mercados

Fitch atribui rating inicial BBB- ao RJ

PUBLICADO EM: 21.12.11 | 15H48
Nota reflete o desempenho econômico e fiscal "adequado" do governo fluminense
12) Brasil perdeu selo de bom pagador

Imagem da Editoria Exame Invest
Exame Solutions

Apresentado por



Compartilhe nas redes sociais
GUIA
Em alta

INVISTA 1MIN

São Paulo - A agência de classificação de risco Fitch divulgou num comunicado que atribuiu nota BBB- com perspectiva estável ao Estado do Rio de Janeiro, afirmando que o rating reflete o desempenho econômico e fiscal "adequado" do governo fluminense, assim como seus encargos de dívida relativamente elevados e a dependência da região da receita gerada pelo setor petrolífero.

"A nota pode ser beneficiada por um declínio no nível geral de endividamento e por um melhor desempenho orçamentário", afirmou a Fitch. "Aumentos nos gastos ou a incapacidade de compensar o declínio nos royalties obtidos com o petróleo caso a lei atual seja alterada podem contribuir para o rating negativo", acrescentou.

Segundo a Fitch, as dívidas do Rio de Janeiro somavam 59,1 bilhões até junho deste ano, ou o equivalente a 130% da receita do Estado em 2010. Esse valor inclui dívidas com bancos e também com o governo federal, mas "o Rio pode aumentar sua arrecadação nos próximos anos se o desenvolvimento da economia local se confirmar", diz a agência.

Imagem da Editoria Exame Invest
Exame Solutions

Apresentado por


Compartilhe nas redes sociais
Mosaico do rodapé com as cores da Exame