Grécia dará o tom dos mercados nesta semana | Exame Invest
Exame Invest
MERCADOS

Grécia dará o tom dos mercados nesta semana

PUBLICADO EM: 22.1.12 | 21H22
Conversas com credores podem garantir ou arruinar a continuidade do bom humor dos investidores em 2012
Grécia

A Grécia entra em uma semana decisiva para concluir as negociações com os credores

Imagem da Editoria Exame Invest
Exame Solutions

Apresentado por



Compartilhe nas redes sociais
GUIA
Em alta

INVISTA 2MIN

São Paulo – As discussões da Grécia com os seus credores privados deverá dar o tom dos negócios para os mercados financeiros nesta semana. As principais bolsas de valores do mundo estão em alta desde o início do ano com a expectativa de um acordo que culmine em um calote organizado que evitaria uma onda de desconfiança e mau humor para os investidores.

“O avanço nesse campo é essencial para a continuidade das conversas da Grécia com a “troika”, em relação ao segundo pacote de ajuda financeira, e as autoridades gregas têm reiterado que será possível apresentar um acordo com os credores já na reunião dos Ministros das Finanças da União Européia, na segunda-feira”, explica Mauro Schneider, economista do banco Banif.

Brasil

Por aqui, o mercado acompanha, na quinta-feira, a ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom). O Banco Central reduziu na semana passada a taxa Selic em 0,5 ponto percentual, para 10,5% ao ano. Vale lembrar que a BM&FBovespa não irá funcionar na quarta-feira, dia 25, aniversário da cidade de São Paulo.

EUA

Nos EUA, os investidores irão acompanhar a publicação de mais uma rodada de resultados de grandes companhias, como Apple, Boeing, McDonald’s e Procter & Gamble. Além disso, o Banco Central do país, o Federal Reserve, realiza a primeira reunião de política monetária do ano. Sem a expectativa de grandes surpresas em sua decisão, o juro deve continuar no nível entre zero e 0,25% ao ano.

Mas a maior expectativa é pela inovação de transparência que irá acompanhar o comunicado da equipe liderada por Ben Bernanke. O Fed irá, pela primeira vez, publicar as suas projeções para as taxas de juros de longo prazo. Os dados poderão ajudar os investidores a avaliar quando o Fed espera elevar o juro, que está no mesmo patamar desde dezembro de 2008.


Leia também

Imagem da Editoria Exame Invest
Exame Solutions

Apresentado por


Compartilhe nas redes sociais
Mosaico do rodapé com as cores da Exame