Exame Invest
Mercados

Ibovespa com maior queda mundial causa recompra de ações

PUBLICADO EM: 15.7.13 | 6H30
Pelo menos 20 companhias anunciaram programas de recompra de ações no segundo trimestre, comparadas às 10 que o fizeram no primeiro trimestre e 9 um ano antes
Bovespa

A queda acumulada do Ibovespa este ano, de 25 por cento, é a maior entre os 20 maiores índices de bolsas de valores do mundo

Imagem da Editoria Exame Invest
Exame Solutions

Apresentado por



Compartilhe nas redes sociais
GUIA
Em alta

INVISTA 2MIN

São Paulo - A pior queda mundial entre os maiores índices de ações está espalhando uma onda de programas de recompra em empresas como BM&FBovespa SA e MRV Engenharia SA, em uma tentativa de sustentar o valor dos papéis.

Pelo menos 20 companhias anunciaram programas de recompra de ações no segundo trimestre, comparadas às 10 que o fizeram no primeiro trimestre e 9 um ano antes, segundo dados da Bloomberg.

Os anúncios poderiam criar demanda para até R$ 3,4 bilhões somente em ações das empresas que fazem parte do Ibovespa, com base em seus preços atuais.

Os programas mostram que as empresas esperam uma retomada nas cotações das ações e tentam tranquilizar os investidores elevando o lucro por ação, enquanto a economia recua além da estimativa dos analistas, disse Leonardo Milane, estrategista de pessoa física da Santander Corretora.

A queda acumulada do Ibovespa este ano, de 25 por cento, é a maior entre os 20 maiores índices de bolsas de valores do mundo. Analistas cortaram suas estimativas médias para ganho por ação das empresas do Ibovespa em 33 por cento nos últimos 12 meses.

“A empresa olha para o caixa todos os dias e fala: o que faremos? Investiremos em novos projetos, distribuiremos em forma de dividendos ou continuaremos sentados em cima do dinheiro rendendo CDI?”, disse Milane em entrevista por telefone de São Paulo. “Quando a empresa enxerga que as ações já caíram muito, ela acha adequado investir nas suas próprias ações, dado que está enxergando que elas devem se valorizar muito mais do que desenvolver novos projetos ou deixar o dinheiro investido no CDI.”

Imagem da Editoria Exame Invest
Exame Solutions

Apresentado por


Compartilhe nas redes sociais
Mosaico do rodapé com as cores da Exame