Exame Invest
Mercados

Iene cai e mercado avança após intervenção do G7

PUBLICADO EM: 18.3.11 | 9H03
Medida para ajudar o Japão vem um dia após o iene ter disparado para o recorde de 76,25 , em meio ao caos do mercado
Notas de iene

A alta do iene havia sido incitada pela expectativa de que companhias do Japão repatriassem fundos para cobrir os enormes custos da reconstrução

Imagem da Editoria Exame Invest
Exame Solutions

Apresentado por



Compartilhe nas redes sociais
GUIA
Em alta

INVISTA 2MIN

Tóquio - As bolsas de valores da Ásia fecharam em alta nesta sexta-feira, com o índice de Tóquio avançando quase 3 por cento e o iene caindo após o G7 ter aprovado uma intervenção coordenada para frear a valorização da moeda do Japão e acalmar os mercados sobre a crise nuclear do país.

Às 8h07 (horário de Brasília), o índice da região Ásia-Pacífico exceto o Japão subia 0,97 por cento.

A medida do G7 para ajudar o Japão, que luta para resolver a maior crise desde a Segunda Guerra Mundial, vem um dia após o iene ter disparado para o recorde de 76,25 , em meio ao caos do mercado.

O dólar subia mais de 3 por cento, para cerca de 81,75 ienes depois do anúncio do G7, feito logo após a abertura do mercado acionário japonês.

"Eles disseram que vão intervir e o mundo inteiro vai intervir. Isso é muito maior que o esperado anteriormente", disse Imre Speizer, estrategista do Westpac Bank, em Wellington.

Em Tóquio, o índice Nikkei subiu 2,7 por cento, mas ainda fechou a semana em queda de cerca de 10 por cento, com 350 bilhões de dólares retirados das ações.

A alta do iene havia sido incitada pela expectativa de que seguradoras e outras companhias do Japão repatriassem fundos para cobrir os enormes custos da reconstrução do país após o terremoto e o consequente tsunami da semana passada.

Uma onda de vendas entrou em ação, fazendo o iene superar o recorde anterior de 79,75 por dólar alcançado após o terremoto de Kobe, em 1995.

Em Hong Kong, o mercado teve leve alta de 0,07 por cento. A bolsa de Taiwan avançou 1,35 por cento e o índice referencial de Xangai ganhou 0,33 por cento.

Sydney subiu 1,56 por cento, enquanto Cingapura encerrou em queda de 0,24 por cento.

Imagem da Editoria Exame Invest
Exame Solutions

Apresentado por


Compartilhe nas redes sociais
Mosaico do rodapé com as cores da Exame