Exame Invest
Mercados

S&P rebaixa GOL devido a fraco desempenho

PUBLICADO EM: 4.9.12 | 21H19
Perspectiva estável reflete que os fluxos de caixa da empresa continuarão sob pressão, acredita a agência
Asa de avião da Gol

Segundo a S&P, a GOL tem perdido participação no mercado

Imagem da Editoria Exame Invest
Exame Solutions

Apresentado por



Compartilhe nas redes sociais
GUIA
Em alta

INVISTA 2MIN

São Paulo – A Standard & Poor’s rebaixou os rating da GOL (GOLL4) para “B” na escala global e “brBBB-“ na escala nacional, incluindo as notas de crédito corporativo de longo prazo. A perspectiva é estável, refletindo que os fluxos de caixa da empresa continuarão sob pressão. Além disso, a agência removeu os ratings da listagem CreditWatch, onde haviam sido colocados com implicações negativas em agosto deste ano.

Em comunicado, a S&P explicou que o rebaixamento é um reflexo da deterioração nas métricas de crédito da companhia aérea. Para a agência, o atraso para que haja uma recuperação é sinal do menor crescimento da demanda e do excesso de oferta no mercado doméstico de transporte aéreo. Isso dificulta o aumento nos preços das tarifas – sendo que os custos da empresa cresceram, em grande parte, devido à alta nos preços dos combustíveis (o que prejudica a rentabilidade e a geração de caixa da GOL).

A agência considera que o perfil de risco de negócios da empresa é fraco e o perfil de risco financeiro, altamente alavancado. O que os suaviza, por outro lado, é a estratégia de liquidez da empresa, que inclui sólidas reservas de caixa e os baixos vencimentos de divida nos próximos anos.

Segundo a S&P, a GOL tem perdido participação no mercado, mas a “rentabilidade deverá melhorar com a estratégia recém-implementada para diminuir a capacidade, incluindo reduções de rotas e diminuição de postos de trabalhos”. A agência também acredita que a frota deverá cair de 150 para 138 aeronaves até o final deste ano, “incluindo uma redução de 15 dos menos eficientes Boeings 737-300”.

Imagem da Editoria Exame Invest
Exame Solutions

Apresentado por


Compartilhe nas redes sociais
Mosaico do rodapé com as cores da Exame