Vale sobe forte na bolsa e impulsiona Ibovespa | Exame Invest
Exame Invest
MERCADOS

Vale sobe forte na bolsa e impulsiona Ibovespa

PUBLICADO EM: 4.7.13 | 12H13
Maior investimento da mineradora obteve licença de instalação
Mina da Vale, em Carajás, no Pará

Mina da Vale, em Carajás: o projeto é o maior investimento da Vale e aguardava a liberação há mais de um ano

Imagem da Editoria Exame Invest
Exame Solutions

Apresentado por



Compartilhe nas redes sociais
GUIA
Em alta

INVISTA 2MIN

São Paulo - As ações da Vale (VALE3;VALE5) começaram o pregão em forte alta. Os papéis são impulsionados pela notícia de que a empresa teve a licença de instalação do projeto da mina e da usina de beneficiamento de Serra Sul (S11D), em Carajás, no Pará. Na máxima do dia, as ações ordinárias chegaram a subir 3,73%, negociadas a 29,75 reais, e as preferenciais subiram 3,69%, cotada a 26,96 reais.

O projeto é o maior investimento da Vale e aguardava a liberação há mais de um ano. Segundo a empresa, ele ampliará a capacidade de produção da mineradora em 90 milhões de toneladas de minério de ferro por ano. O início da operação está previsto para setembro de 2016.

O orçamento total do projeto de ferro S11D é de 19,5 bilhões de dólares, o que inclui mina, usina, ferrovia e porto. De acordo com a Vale, o projeto está adiantado, com 95% da engenharia concluída e 60% da parte de suprimento acertada. 

A maior parte do financiamento está acordada com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Japan Bank for International Cooperation (JBIC). A Vale também poderá, se necessário, lançar bonds e contar com receitas operacionais.

Bradespar

As ações da Bradespar (BRAP3BRAP4), que tem 5,8% de participação nas ações ordinárias e 0,07% nas preferenciais da Vale, pegam carona no pregão. Na máxima do dia, os papéis ordinários subiram 6,19%, negociados a 16,98 reais, e os preferenciais valorizaram 6,09%, cotados a 20,55 reais. 


Leia também

Imagem da Editoria Exame Invest
Exame Solutions

Apresentado por


Compartilhe nas redes sociais
Mosaico do rodapé com as cores da Exame