Exame Invest
Minhas Finanças

EXAME lança Seu Guia do Imposto de Renda, série gratuita para ajudar na declaração

PUBLICADO EM: 1.3.21 | 8H00
ATUALIZAÇÃO: 1.3.21 | 11H16
O prazo de início do envio da declaração do IR 2021 começa hoje; confira como acessar material que ajudará na prestação de contas à Receita
IMPOSTO DE RENDA 201,Declaração IRPF 2019

Imposto de Renda: confira dicas gratuitas sobre como prestar contas à Receita Federal (Marcello Casal JrAgência Brasil)

Imagem da Editoria Exame Invest
beatrizcorreia

Repórteres da Exame



Compartilhe nas redes sociais
GUIA
Em alta

INVISTA 2MIN

O prazo de início do envio da declaração do Imposto de Renda 2021 começa nesta segunda-feira (1), e a EXAME lança a série gratuita Seu Guia do Imposto de Renda. O material é composto por 7 vídeos curtos e um e-book com o passo a passo de como preencher a declaração.

A declaração do Imposto de Renda é uma obrigação dos cidadãos, mas poucos têm acesso a conteúdos que ensinam como realizar o processo de forma adequada. O resultado são muitas dúvidas na hora de prestar contas ao Leão.

Além disso, não declarar a renda pode trazer sérias consequências ao contribuinte. Quem não envia a declaração pode ser penalizado com o pagamento de multa e juros, com o bloqueio do CPF e, no pior dos cenários, com uma acusação de sonegação fiscal, que pode levar a pena de 2 a 5 anos de prisão. Os contribuintes têm até o dia 30 de abril para enviar os dados à Receita Federal. 

Investimentos no Imposto de Renda

O processo parece ficar ainda mais complicado quando envolve investimentos. Quem investe em renda variável ou possui determinado rendimento em ativos de renda fixa é obrigado a fazer a declaração do Imposto de Renda, mesmo que não atinja a renda mínima necessária.

O Seu Guia do Imposto de Renda da Exame contém 7 vídeos, o primeiro falando sobre como preencher as fichas da declaração de maneira geral; e o segundo explicando como declarar os seguintes tipos de investimentos:

  • Ações, dividendos, JCPs e ETF's;
  • Renda fixa;
  • Fundos de investimentos;
  • Fundos imobiliários;
  • BDRs;
  • Planos de previdência privada.

Assista ao primeiro vídeo da série Seu Guia do Imposto de Renda e cadastre-se aqui para acessar os outros materiais, incluindo o e-book gratuito com o passo a passo sobre como declarar investimentos no IR

Imagem da Editoria Exame Invest
beatrizcorreia

Repórteres da Exame


Compartilhe nas redes sociais
Mosaico do rodapé com as cores da Exame