Minhas Finanças

Desconto nas vendas de imóveis recua para o menor patamar desde 2014

PUBLICADO EM: 21.5.21 | 10H00
ATUALIZAÇÃO: 20.5.21 | 18H13
No 1º trimestre de 2021, o percentual médio negociado nas transações atingiu 9%
Imóveis em São Paulo

Do total de transações analisadas nos últimos três meses, descontos foram concedidos em 64%

Imagem da Editoria Exame Invest
Marília Almeida

Repórter de Invest marilia.almeida@exame.com



Compartilhe nas redes sociais
GUIA
Em alta

INVISTA 1MIN

O percentual de transações com desconto sobre o valor anunciado do imóvel manteve a trajetória de queda nos últimos meses, encerrando março com uma incidência média de 64% sobre as transações realizadas nos últimos 12 meses - o menor patamar desde meados de 2017.

É o que aponta a pesquisa Raio-X FipeZap do 1º trimestre de 2021, elaborada a partir da participação de 2.129 respondentes entre 12 a 29 de abril.

Quer investir em imóveis sem precisar gastar milhares de reais? Participe da Semana da Renda Vitalícia, promovida gratuitamente pela EXAME Academy

Considerando apenas as transações que envolveram alguma redução no valor anunciado, o percentual médio de desconto negociado também recuou, atingindo 9% em março, uma nova mínima histórica.

Expectativa é de alta dos preços

Em relação às apostas e projeções para os preços dos imóveis ao longo dos próximos 12 meses nos últimos trimestres as expectativas se estabilizaram, após forte volatilidade motivada pela chegada da pandemia da Covid-19 no 1º trimestre de 2020.

Entre os grupos avaliados pela pesquisa, a maior alta é esperada pelos compradores que adquiriram imóveis recentemente (5,5%), seguida pela alta esperada por proprietários (2,3%) e um recuo de 1,5% indicado por aqueles que pretendem adquirir imóveis nos próximos meses.

Portanto, a expectativa média para o preço dos imóveis nos próximos 12 meses, considerando todos os respondentes que participaram da pesquisa, aponta alta nominal de 0,6% - variação próxima à projeção do trimestre imediatamente anterior (alta de 0,5%).

Imagem da Editoria Exame Invest
Marília Almeida

Repórter de Invest marilia.almeida@exame.com


Compartilhe nas redes sociais
Mosaico do rodapé com as cores da Exame