Exame Invest
Minhas Finanças

PicPay compra Guiabolso de olho no open banking e em marketplace

PUBLICADO EM: 23.7.21 | 10H54
ATUALIZAÇÃO: 23.7.21 | 13H34
Fintech absorve a operação do Guiabolso, que tem 6 milhões de usuários e R$ 1 bilhão em crédito concedido; 'seremos protagonistas', diz CEO do PicPay
picpay

Picpay: aplicativos continuarão operando normalmente e de forma separada, mas em breve haverá novas funcionalidades e sinergias

Imagem da Editoria Exame Invest
Victor Sena

Repórter da Exame



Compartilhe nas redes sociais
GUIA
Em alta

INVISTA 2MIN

O PicPay, empresa de tecnologia e plataforma de pagamentos, anunciou a compra da fintech Guiabolso.

Com a aquisição, há a absorção totalmente da operação do Guiabolso, que tem 6 milhões de usuários e R$ 1 bilhão em crédito concedido por meio de parceiros na plataforma.

Em nota, o CEO do PicPay, José Antonio Batista, afirmou que a compra posiciona a empresa para entrar no cenário do open banking. “A aquisição visa posicionar o PicPay como protagonista do open banking, além de acelerar a nossa operação de marketplace financeiro, que já conta com cartão, crédito pessoal e empréstimo entre pessoas”, explica.

Mesmo antes do open banking, cuja primeira das quatro etapas já entrou em vigor e que deve ser implementado totalmente em setembro de 2022, o Guiabolso já tinha a proposta de oferecer melhores opções de crédito para as pessoas com base em dados compartilhados. Hoje, o PicPay tem 55 milhões de usuários cadastrados.

Com a operação, o PicPay também passa a ser detentor de toda essa expertise tecnológica, de inteligência de dados e de execução do open banking. Além disso, o Guiabolso conta com um marketplace financeiro consolidado, com mais de dez parceiros e nomes como Creditas, BV, Digio, Icatu e Órama.

Neste momento, segundo o comunicado das empresas, nada muda para os usuários do PicPay e do Guiabolso. Os aplicativos continuarão operando normalmente e de forma separada, mas em breve haverá novas funcionalidades e sinergias, o que deve melhorar a experiência para os clientes de ambos.

O Guiabolso tem 200 funcionários (a maioria com atuação em tecnologia e dados), e todo time da fintech será integrado ao cerca de 3 mil colaboradores do PicPay.

“O Guiabolso e o PicPay são líderes da transformação pela qual o sistema financeiro vem passando e agora, juntos, vão dar mais um passo na missão de melhorar a relação das pessoas com o dinheiro e revolucionar o sistema financeiro brasileiro”, conta Thiago Alvarez, fundador do Guiabolso, e que se juntará ao time do PicPay como diretor responsável por open banking.

 

Imagem da Editoria Exame Invest
Victor Sena

Repórter da Exame


Compartilhe nas redes sociais
Mosaico do rodapé com as cores da Exame