Exame Invest
Minhas Finanças

Quais são os melhores investimentos agora que os juros estão mais baixos?

PUBLICADO EM: 29.3.18 | 5H18
A queda dos juros reduziu o rendimento dos fundos preferidos dos brasileiros — mas há alternativas sem grandes riscos
Operadores na bolsa de valores brasileira

Imagem da Editoria Exame Invest
Maurício Grego



Compartilhe nas redes sociais
GUIA
Em alta

INVISTA 2MIN

Nem os mais premiados analistas esperavam que, a esta altura, a taxa básica de juro do país estivesse  onde está. Menos ainda que o Banco Central sinalizasse que cortes adicionais ainda podem ser feitos. Os investidores tiveram pouco tempo para se acostumar com a ideia de que, se o Brasil caminha de fato para se tornar um país normal — pelo menos no que se refere ao patamar de juros —, é preciso reavaliar a carteira de investimentos.

Mesmo os conservadores podem buscar opções um pouco mais rentáveis na renda fixa. Quem quer ter retornos maiores precisa arriscar. Veja, a seguir, as principais recomendações de assessores financeiros consultados por EXAME.

TÍTULOS PÚBLICOS COM  VENCIMENTO A PARTIR DE 2025

Os títulos públicos com prazos longos ainda oferecem rendimentos interessantes. No fim de março, os papéis prefixados (que determinam hoje o retorno que será pago no futuro) pagavam em torno de 9,5% ao ano. Os vencimentos desses papéis estavam marcados para 2025 e 2029.

Mesmo que os juros básicos subam um pouco, como projetam alguns economistas num cenário de crescimento mais forte da economia, esses papéis valem a pena. Já os títulos públicos atrelados à inflação que oferecem os melhores rendimentos são os que vencem a partir de 2035: o retorno é de cerca de 5%, além da variação do IPCA.

Para quem são indicados: investidores de todos os perfis que puderem deixar seu dinheiro aplicado por, no mínimo, sete anos.

Assine o site para ler na íntegra esta reportagem e ter acesso a todas as edições de EXAME

Capa da revista Exame 1158

- (Reprodução/Exame)

Imagem da Editoria Exame Invest
Maurício Grego


Compartilhe nas redes sociais
Mosaico do rodapé com as cores da Exame