Exame Invest
Minhas Finanças

A venda de um imóvel por R$ 350 mil é isenta de IR?

PUBLICADO EM: 12.4.16 | 19H10
Especialistas explicam as regras de isenção de Imposto de Renda sobre o ganho de capital na venda de imóveis
Casas e calculadora representando custos do financiamento de imóveis

Cálculo: vendas de imóveis por valores infeiores a 440 mil reais podem ser isentas de IR

Imagem da Editoria Exame Invest
Exame Solutions

Apresentado por



Compartilhe nas redes sociais
GUIA
Em alta

INVISTA 2MIN

Dúvida do internauta: Meus sogros faleceram e deixaram quatro herdeiros. Eles receberam um imóvel como herança e o venderam por 350 mil reais. Eles estão isentos do pagamento de Imposto de Renda?

Resposta da equipe de tributos diretos da Thomson Reuters*: 

Quando um imóvel é vendido, o ganho de capital, também chamado por alguns de lucro imobiliário, pode ser tributado pelo Imposto de Renda, à alíquota de 15%. 

No entanto, a operação pode ser isenta do pagamento do pagamento do imposto em algumas situações. Se o contribuinte vender seu único imóvel por valor igual ou inferior a 440 mil reais, desde que não tenha vendido outra unidade nos últimos cinco anos, ele contará com a isenção.

A isenção também pode ser aplicada caso o imóvel tenha sido vendido para que outro imóvel residencial fosse comprado no prazo de 180 dias. Ou ainda, caso o imóvel vendido tenha sido comprado antes de 1969 (veja quando é aplicada a isenção sobre o ganho de capital na venda de imóveis). 

Assim, se a casa ou apartamento vendido era o único bem imóvel dos seus sogros e eles não realizaram nenhuma outra venda nos últimos cinco anos, haverá isenção do IR, já que o valor é inferior a 440 mil reais

Já se a venda não se encaixar nas regras que preveem a isenção do imposto sobre o ganho de capital, a diferença entre o custo de aquisição do imóvel e o seu valor de venda deve ser apurado por meio do programa Ganho de Capital 2015 (GCAP 2015), que calculará o imposto devido. Posteriormente, para declarar a operação no Imposto de Renda, basta importar o GCAP para o programa gerador do IR (veja como). 

*Thomson Reuters é o provedor líder mundial de soluções e informações inteligentes para empresas e profissionais. O papel central da empresa é combinar o conteúdo relevante, a tecnologia e o conhecimento humano necessários para que os principais tomadores de decisões encontrem respostas confiáveis que respaldem suas decisões mais importantes.

Envie outras perguntas sobre Imposto de Renda para seudinheiro_exame@abril.com.br.

Veja mais detalhes sobre como declarar seu IR no Guia IRPF 2016 de EXAME.com.

Imagem da Editoria Exame Invest
Exame Solutions

Apresentado por


Compartilhe nas redes sociais
Mosaico do rodapé com as cores da Exame