Exame Invest
Minhas Finanças

Aplicativo ensina a investir como bilionários

PUBLICADO EM: 14.10.14 | 10H32
iBilllionaire mostra estratégias de investidores bilionários, como Warren Buffet e George Soros
Souvenir da reunião de 2013 de Berkshire Hathaway: pen drives com em formato de Warren Buffett

Pen drive com o formato de Warren Buffett: App possui índice que mostra as ações preferidas dos bilionários

Imagem da Editoria Exame Invest
Exame Solutions

Apresentado por



Compartilhe nas redes sociais
GUIA
Em alta

INVISTA 3MIN

São Paulo - O aplicativo iBillionaire é uma mão na roda para os investidores que gostam de acompanhar as ideias e decisões de investimentos de bilionários como Warren Buffett, George Soros e Carl Icahn.

Dentre outras funcionalidades, o app tem um feed de notícias que mostra o que alguns dos maiores bilionários do mundo estão fazendo com seu dinheiro.

O app reúne desde posts que os bilionários compartilham em suas redes sociais, até notícias publicadas em jornais americanos - como The New York Times e Wall Street Journal - e informações veiculadas pela SEC (Securities and Exchange Commission), entidade que regula o mercado financeiro nos Estados Unidos, equivalente à nossa CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

As informações disponibilizadas pelo iBillionaire são públicas e poderiam ser encontradas em buscas pela internet, mas o app funciona como um grande filtro e reúne apenas as notícias sobre os grandes investidores ligadas diretamente às suas decisões financeiras. 

Disponível para os sistemas operacionais Android e iOS, o app pode ser baixado gratuitamente, mas não possui versão em português.

As ações dos bilionários

Além de trazer notícias sobre as decisões de investimento dos bilionários, o app também apresenta um índice composto pelas 30 ações que concentram a maior parte das alocações dos fundos dos bilionários, o iBillionaire Index, que é registrado na New York Stock Exchange (NYSE), a bolsa de valores de Nova York.

De acordo com a descrição do iBillionaire, o índice seria como a resposta de um grupo de bilionários sobre as melhores ações do S&P 500, um dos principais indicadores americanos, que reúne 500 empresas, de acordo com o valor de mercado, liquidez e representatividade no setor.

O iBillionaire foi criado por Raul Moreno e Alejandro Estrada. Moreno é o cofundador do Kinetik, app que recomenda aplicativos baseado em categorias e recomendações de amigos e conhecidos e Estrada é cofundador do Dineromail, uma versão latino-americana do PayPal.

Apesar de parecer uma ideia tentadora investir nas mesmas ações dos bilionários, a estratégia não é recomendável para investidores menos experientes.

Os bilionários possuem um volume de recursos para investimentos bilhões de vezes maior do que um investidor individual, além de ter uma rede de profissionais trabalhando para eles e uma tolerância a risco muito maior, já que eles podem aceitar perdas muito superiores. 

Além disso, as ações que compõem o iBillionaire são negociadas na bolsa americana, o que torna o investimento mais complexo, tanto pela menor praticidade dos investimentos em mercados internacionais, quanto pelo risco cambial.

Para investidores menos experientes, portanto, vale consultar o app para verificar o que pensam os grandes investidores, mas observando quais informações podem ser aplicadas às suas finanças e descartando aquelas que não condizem com seus objetivos e perfil de investimento.

Imagem da Editoria Exame Invest
Exame Solutions

Apresentado por


Compartilhe nas redes sociais
Mosaico do rodapé com as cores da Exame