Exame Invest
Minhas Finanças

Bancos fecham no Natal e no dia 01/01; veja as alternativas

PUBLICADO EM: 21.12.12 | 7H16
Veja o horário de funcionamento dos bancos no Natal e no ano novo e os canais alternativos para realizar pagamentos
Clientes pagam contas em agência do Banco Bradesco

No dia 31/12 não haverá atendimento ao público e no dia 24/12 os bancos atenderão apenas por duas horas

Imagem da Editoria Exame Invest
Exame Solutions

Apresentado por



Compartilhe nas redes sociais
GUIA
Em alta

INVISTA 5MIN

São Paulo - No dia 25/12, feriado de Natal, e no dia 01/01 (Dia Mundial da Paz) os bancos ficarão fechados, segundo informa a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). E no dia 31/12 não haverá atendimento ao público. 

No dia 24/12, véspera de Natal, os bancos atenderão os clientes por um tempo mínimo de duas horas, seguindo a resolução Nº 2.932. Os estados que seguem o horário de Brasília (Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná. Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Tocantins e Distrito Federal) irão abrir ao público das 9h às 11h . E os demais estados realizarão o atendimento das 8h às 10h, de acordo com o horário local.

Como alternativa, os clientes poderão realizar operações por meio dos caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking, banco por telefone e correspondentes (casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados).

Contas de consumo, como de água, luz, telefone e TV a cabo e os carnês cujo vencimento coincidirem com essas datas poderão ser pagos no próximo dia útil, na quarta-feira, dia 26 e na quarta-feira, dia 02, sem a incidência de multa. Mas,segundo a Febraban as contas normalmente já consideram o calendário de feriados (federais, estaduais e municipais) e são ajustadas para o próximo dia útil.

Os clientes também têm a opção de agendar o pagamento das contas ou pagar aquelas que têm código de barras nos próprios caixas automáticos, ou em correspondentes. E para clientes cadastrados como sacados eletrônicos, os boletos bancários de poderão ser agendados ou pagos por meio do DDA (Débito Direto Autorizado).

A seguir, veja a tabela elaborada pela Febraban com os canais de atendimento que poderão ser usados para cada operação bancária:

Operação bancária Caixa eletrônico Banco 24 horas Internet App celular Central de atendimento Correspondentes DDA Débito Automático
Pagamentos* X X X X X X X X
Saques Conta Corrente / Poupança X X -- -- -- -- -- --
Consulta a Saldo / Extratos X X X X X -- -- --
Depósitos X -- -- -- -- X -- --
Transferências X X X X X -- -- --
Contratações** X X X X X -- -- --
Recebimento de Benefícios X -- -- -- -- X -- --
Talões de Cheques X -- X -- X -- -- --
Bloqueio / Desbloqueio de Cartões X -- X -- X X -- --
Investimentos X -- X X X -- -- --
Recarga de Celular X X X X -- X -- --

(*) Pagamentos de contas e tributos a vencer. Pagamentos em atraso deverão ser efetuados no banco emissor do título, ou conforme orientação de cobrança.

(**) Contratação de produtos, serviços e linhas de crédito. Disponível conforme linha de produtos e serviços de cada banco.

Imagem da Editoria Exame Invest
Exame Solutions

Apresentado por


Compartilhe nas redes sociais
Mosaico do rodapé com as cores da Exame