Exame Invest
Minhas Finanças

Como saber se é vantajoso trocar um investimento por outro?

PUBLICADO EM: 21.12.12 | 5H00
Internauta questiona se deve migrar investimento em CDB para obter maior rentabilidade
EXAME.com

Imagem da Editoria Exame Invest
Exame Solutions

Apresentado por



Compartilhe nas redes sociais
GUIA
Em alta

INVISTA 2MIN

Dúvida do internauta: Tenho uma aplicação em CDB pagando 95,5% do CDI e com 17,5% de IR (mais de 2 anos ). Vale a pena migrar para Tesouro Direto, LCI e CDBs de bancos médios? Ou seja, eu consigo uma rentabilidade maior com essas aplicações levando em conta os percentuais que informei?

Resposta de Beto Veiga*:

Uma pequena correção: você já está sendo cobrado 15% de IR, pois com 721 dias, a alíquota é nesse percentual.

Sobre a migração, depende de quanto você vai ganhar em termos de percentual de DI, e as condições de liquidez para isso.

Se for para um CDB-DI, a taxa mínima que valeria a pena seria algo em torno de 100% do referencial (DI), mas isso dependeria de você esperar mais 721 dias após a migração, para que a alíquota se igualasse. Isso é quase uma restrição à liquidez (embora seja possível sacar antes, você terá alguma perda em comparação ao investimento principal).

No caso dos papéis isentos de IR (cuja isenção é repartida entre você e o banco, conforme a matéria da Julia Wiltgen), se você obtiver de 84% do DI para cima, vai começar a valer a pena trocar a operação atual pela nova, desde que, mais uma vez, você se satisfaça com a iliquidez das LCI.

*Beto Veiga é doutor em economia pela Universidade de Brasília, ex-funcionário do Banco Central e consultor de valores mobiliários registrado na CVM. É autor dos livros “O Essencial sobre o Tesouro Direto” , “Tudo sobre CDB”, além do Blog "Beto Veiga - finanças desvendadas" e "Case com seu banco com separação de bens".

Dúvidas, observações ou críticas sobre esta resposta? Deixe um comentário abaixo!

Envie outras dúvidas financeiras para seudinheiro_exame@abril.com.br.

Imagem da Editoria Exame Invest
Exame Solutions

Apresentado por


Compartilhe nas redes sociais
Mosaico do rodapé com as cores da Exame