Exame Invest
Minhas Finanças

Eles se adiantaram e já oferecem ferramentas semelhantes ao PIX

PUBLICADO EM: 16.9.20 | 5H00
ATUALIZAÇÃO: 16.9.20 | 11H23
Nubank, Pic Pay, Mercado Pago, C6 e Guiabolso oferecem soluções parecidas com as do novo meio de pagamento
App do Mercado Pago

App do Mercado Pago já permite compra com QR Code

Imagem da Editoria Exame Invest
Marília Almeida

Repórter de Invest marilia.almeida@exame.com



Compartilhe nas redes sociais
GUIA
Em alta

INVISTA 4MIN

Pagamento com QR Code e transferências rápidas, simplificadas e que podem ser feitas 24 horas por dia, sete dias por semana. Muitas soluções semelhantes às que serão proporcionadas a partir de novembro pelo novo meio de pagamento brasileiro, o PIX, já estão disponíveis a clientes de bancos e fintechs no país.

Há quem tenha passado a oferecer as soluções recentemente, como o BTG+, que lançou a transferência 24x7 instantânea entre contas do banco, e o Bradesco, que lançou sua carteira digital com pagamento via código QR, a Bitz, nesta semana. Além dos dois bancos, o app Guiabolso, que desde o final de agosto disponibiliza transferências 24x7 que podem ser feitas em segundos dentro do app para alguns bancos. Desde junho, a Stone também oferece o código QR em suas maquininhas.

Já outras fintechs oferecem soluções similares às do pagamento instantâneo há anos. É o caso do Nubank, C6, Pic Pay Mercado Pago..

No PIX, as transferências entre pessoas físicas não terão custo. A plataforma pode incluir pagamentos de qualquer tipo e valor. São transferências entre pessoas físicas e empresas; além de pagamentos de bens em serviços em estabelecimentos comerciais e no comércio eletrônico.

Para concluir a operação, que podem ser iniciadas pelo celular, basta clicar na chave que já está armazenada no celular. O pagador que tiver registrado o telefone ou o e-mail de quem recebe o valor poderá fazer a transação sem perguntar o dado. A transação também pode ser feita por meio do link enviado por quem recebe os valores ou ler o QR Code de quem recebe o dinheiro.

Atualmente, quando o cliente lê um código QR ou de outro banco ou fintech precisa usar a conta daquela empresa para concluir a transação. Com o PIX, as pessoas poderão ler o QR e pagar com a conta de outras instituições financeiras, e vice-versa. Ou seja, o PIX seria uma evolução do pagamento por código QR.

Veja abaixo o que bancos e fintechs já oferecem de forma semelhante ao PIX:

BTG+

O banco já oferece transferências 24x7 entre contas do BTG, sem custos. As transferências entre contas também são simplificadas - através da lista de contatos. Basta só ter o número de celular de outro cliente BTG. Não precisa colocar número de conta nem CPF.

Bradesco

A carteira digital do banco, a Bitz, permite aos clientes usar para fazer pagamentos de contas diretamente do celular e pagamentos via QR Code em estabelecimentos que têm maquininha Cielo.

Outras funcionalidades são: transferência de valores entre contas Bitz, TEDs gratuitas, recarga de celular. A carteira digital permite ao cliente gerar um cartão de débito virtual para ser utilizado em sites de e-commerce e aplicativos onde a bandeira Elo é aceita.

Stone

O QR Code já está implementado nas maquininhas da adquirente desde junho para recebimento de pagamentos de compras pagos com o auxílio emergencial do governo em meio a pandemia.

Guiabolso

A nova funcionalidade do app permite transferências entre pessoas físicas de bancos diferentes de maneira instantânea (o dinheiro cai em poucos minutos), gratuita e 24 horas por dia, 7 dias por semana. Para transferir dinheiro para qualquer pessoa, mesmo que ela não seja usuária do serviço, basta que o usuário use suas atuais contas bancárias pelo app.

O usuário não precisa transferir dinheiro para uma conta digital no aplicativo. O que o Guiabolso faz é juntar várias contas em um só lugar e permitir a transferência rápida do dinheiro pelo app. Por enquanto, as transferências ocorrem de maneira instantânea e 24x7 para Bradesco, Itaú, Banco do Brasil, Caixa, Santander e Stone.

C6

O banco oferece, desde a sua criação, o Kicks, um serviço de transferência de dinheiro por TED via SMS. Para o cliente que vai transferir dinheiro, basta ter o número do celular do beneficiário.

Para isso o cliente precisa abrir o app do C6, clica em “Transferir por telefone (via Kick)” e digita o número de celular da pessoa para quem deseja enviar a quantia. O beneficiário recebe a notificação do Kick via SMS ou WhatsApp e resgata seu dinheiro em qualquer banco depois de digitar seus dados.

Mercado Pago

O Mercado Pago usa o código QR para pagamento em compras físicas e online. Tanto pessoas físicas quanto jurídicas podem realizar a cobrança pelo código, que é prática, sem contato e o dinheiro cai na mesma hora na conta do vendedor.

Nubank

O Nubank oferece há alguns anos transferências ilimitadas e gratuitas para qualquer banco. Outro ponto que se assemelha ao PIX é que todas as transferências entre clientes podem ser feitas utilizando somente o CPF, sem precisar de todos os dados da conta.

O banco também integra sua conta digital com a lista de contatos do telefone. Os clientes que têm a função ativada podem tornar a transferência entre contas mais rápida. Todos os contatos que também possuem a conta e integrarem a lista de contatos aparecerão no aplicativo.

Recentemente o banco digital anunciou que as transferências pelo PIX serão gratuitas para empreendedores.

Pic Pay

O Pic Pay oferece, desde a sua criação, em 2012, o pagamento instantâneo e o QR Code como forma de pagamento dentro do app.

Itaú

Com a conta pagamento do banco, a iti, é possível realizar pagamentos de forma instantânea, 24h por dia, sete dias por semana, para qualquer pessoa ou estabelecimento sem nenhum custo. Lojistas, autônomos e empreendedores recebem suas vendas na mesma hora.

Os pagamentos podem ser feitos pelo próprio celular, por QR Codes impressos em pontos de venda ou via maquininhas habilitadas, que poderão gerar o código em suas telas.

Além disso, usuários podem transferir dinheiro entre si de forma simples e rápida por meio de QR Code ou agenda de contatos do celular, usando o saldo no aplicativo ou qualquer cartão de crédito.

Imagem da Editoria Exame Invest
Marília Almeida

Repórter de Invest marilia.almeida@exame.com


Compartilhe nas redes sociais
Mosaico do rodapé com as cores da Exame