Exame Invest
Minhas Finanças

Imóveis entram na Black Friday com descontos de até 25%

PUBLICADO EM: 19.11.14 | 12H54
VivaReal lança hotsite com imóveis que participam da Black Friday Brasil
Prédios: vista aérea da Ponte Estaiada

Ponte Estaiada, em São Paulo: Promoções podem ser vantajosas se já existia a intenção de compra do imóvel

Imagem da Editoria Exame Invest
Exame Solutions

Apresentado por



Compartilhe nas redes sociais
GUIA
Em alta

INVISTA 14MIN

São Paulo - O classificado imobiliário online VivaReal lançou nesta semana um hotsite que reúne imóveis participantes da edição de 2014 do Black Friday Brasil, ou Sexta-Feira Negra, evento que promove descontos em compras pela internet. 

A página Black Friday VivaReal reunirá mais de 200 empreendimentos de 12 incorporadoras com descontos de de 5% a 25% e ficará disponível até o dia 30 de novembro. As unidades estão espalhadas em 66 cidades do país.

Para acompanhar as promoções, os interessados podem checar as ofertas no hotsite e cadastrar seu e-mail para receber alertas e informações sobre os imóveis que estão participando da Black Friday. 

De acordo com o VivaReal, a equipe de controle de qualidade do site checou se os valores dos imóveis divulgados na Black Friday pelos anunciantes realmente apresentavam desconto em relação ao valor pelo qual estavam anunciados no portal nos últimos meses. 

Durante a campanha, agentes do VivaReal também se passarão por clientes para confirmar se os descontos anunciados estão sendo de fato praticados.

Também serão enviadas pesquisas de satisfação a todos os usuários que demonstrarem interesse nos imóveis que estão no hotsite da ação.

Cuidados

Em 2012 e 2013 a Black Friday foi alvo de muitas reclamações. Consumidores relataram que algumas empresas participantes aumentavam os preços dos seus produtos dias antes do evento para conseguir oferecer promoções na sexta-feira.

A piada geral foi de que os comerciantes estavam oferecendo "tudo pela metade do dobro".

Diante desse jogo pesado de marketing, o comprador deve ficar atento e avaliar se a promoção realmente vale a pena. 

Assim como nos feirões de imóveis, a compra não deve ser feita por impulso. Se já existia a inteção de comprar um imóvel, as promoções podem ser muito bem-vindas, desde que vantajosas. Mas, se não existia a intenção, os descontos não devem motivar a compra por si só.

Por melhor que seja a promoção, a decisão de compra de um imóvel deve ser muito bem pensada já que as parcelas são pesadas e podem desequilibrar o orçamento.

Quem já estava se planejando, por outro lado, pode encontrar condições mais vantajosas ao aproveitar as ações de marketing. 

Para não cair em ciladas, é importante pesquisar preços de imóveis semelhantes na região da unidade que está em promoção para checar se o preço de fato está descontado. Também é essencial não cair na tentação de comprar um imóvel além da sua capacidade de pagamento.

A recomendação de especialistas é não comprometer mais de 30% do orçamento com dívidas. Portanto, se você já tem 10% da sua renda comprometida com as parcelas de um carro, as prestações do financiamento do imóvel não devem superar 20% da renda. 

Imagem da Editoria Exame Invest
Exame Solutions

Apresentado por


Compartilhe nas redes sociais
Mosaico do rodapé com as cores da Exame