Exame Invest
Minhas Finanças

INSS vai conceder salário-maternidade de forma automática

PUBLICADO EM: 5.2.18 | 15H30
ATUALIZAÇÃO: 5.2.18 | 15H33
Órgão vai conseguir reconhecer, em até 48 horas, quando as crianças forem registradas e se suas mães são seguradas e têm direito ao benefício
Mãe com bebê recém-nascido

(Getty Images/iStockphoto)

Imagem da Editoria Exame Invest
Anderson Figo



Compartilhe nas redes sociais
GUIA
Em alta

INVISTA 1MIN

São Paulo — O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vai conceder o salário-maternidade de forma automática, acabando com a necessidade de as trabalhadoras irem até um posto da instituição para requerer o benefício.

Através da integração entre a base de dados do INSS com a dos cartórios, o órgão vai conseguir reconhecer, em até 48 horas, quando as crianças forem registradas e se suas mães são seguradas e têm direito ao benefício.

As trabalhadoras poderão entrar em contato com o INSS pelo site da instituição ou pelo telefone 135 para verificar se o benefício foi processado automaticamente —caso não tenha sido, a mãe deverá ir pessoalmente até uma agência do INSS.

Quem não estiver com os dados cadastrais corretos no INSS corre o risco de não ter o benefício concedido de forma automática, segundo o órgão. Por isso é importante que as trabalhadoras atualizem suas informações pessoais no site da instituição.

 

Imagem da Editoria Exame Invest
Anderson Figo


Compartilhe nas redes sociais
Mosaico do rodapé com as cores da Exame