Exame Invest
Minhas Finanças

IPTU de São Paulo ficará mais caro em 2013

PUBLICADO EM: 21.12.12 | 17H40
Prefeito Gilberto Kassab reajusta valores do IPTU 2013 em 5,4% e desconto para quem pagar imposto à vista será de 6%
EXAME.com

Imagem da Editoria Exame Invest
Exame Solutions

Apresentado por



Compartilhe nas redes sociais
GUIA
Em alta

INVISTA 2MIN

São Paulo - No ano que vem o IPTU dos imóveis localizados na cidade de São Paulo sofrerão um reajuste médio de 5,4%. O aumento no valor do imposto foi decretado pelo prefeito Gilberto Kassab e a medida foi publicada no Diário Oficial da cidade desta sexta-feira (21). 

O aumento do imposto é um pouco inferior à inflação dos últimos 12 meses, medida pelo IPC-A, do IBGE, que foi de 5,53%. 

Também foi divulgado que o percentual de desconto para quem pagar o IPTU à vista será de 6%. Os prazos de vencimento do pagamento só serão divulgados no início do ano. 

Quem é cadastrado no Programa Nota Fiscal Paulistana e direcionou os créditos para o pagamento do IPTU poderá abater até 100% do imposto municipal. A indicação do imóvel para o uso dos créditos ficou aberta até o dia 30 de novembro. 

Dicas para o pagamento

Tendo dinheiro suficiente para realizar o pagamento à vista, essa é a melhor opção, pois os descontos obtidos podem ser superiores ao rendimento de boa parte das aplicações financeiras.

Caso não seja possível realizar o pagamento à vista, fazer o parcelamento direto com os cobradores é a melhor alternativa. Isso porque no pagamento de impostos, como o IPTU e o IPVA, não são cobrados juros. 

E se não houver condições de quitar o imposto à vista ou honrar o pagamento das parcelas, a última opção seria então a realização de um empréstimo. Nesse caso, o crédito consignado será a opção mais vantajosa pois esse tipo de empréstimo possui os juros mais baixos do mercado. 

Imagem da Editoria Exame Invest
Exame Solutions

Apresentado por


Compartilhe nas redes sociais
Mosaico do rodapé com as cores da Exame