Como declarar indenização por perda total do carro no IR 2017? | Exame Invest
Exame Invest
Minhas Finanças

Como declarar indenização por perda total do carro no IR 2017?

PUBLICADO EM: 28.4.17 | 14H00
ATUALIZAÇÃO: 28.4.17 | 14H01
Especialista responde dúvida de leitor sobre a Declaração do Imposto de Renda 2017. Envie você também suas perguntas
Imposto de Renda 2017

Imagem da Editoria Exame Invest
Anderson Figo



Compartilhe nas redes sociais
GUIA
Em alta

INVISTA 1MIN

Pergunta do leitor: Meu filho recebeu, em maio de 2016, uma indenização da seguradora, pois seu veículo foi considerado como perda total após o sinistro que sofreu. Ele declarou esse veículo no ano passado no Imposto de Renda, mas e este este ano?

Resposta de Valdir Amorim*:

Informe no campo “Discriminação” da “Ficha “Bens e Direitos” que  veículo sofreu perda total, assim como o valor recebido da seguradora a título de indenização. Deixem em branco o campo “Situação em 31.12.2016”. Na ficha “Rendimentos Isentos e Não tributáveis”, informe a parcela do valor recebido da seguradora que exceder ao valor pelo qual o bem acidentado ou roubado esteja declarado.

Em caso de aquisição de  outro veículo em 2016, informe no campo “Discriminação” o valor recebido da seguradora e, e no campo ”Situação em 31.12.2016”, o valor pago, e deixe em branco a coluna “Situação em 31.12.2015”.

*Valdir de Oliveira Amorim é coordenador editorial-tributário da IOB da Sage, professor universitário, mestre em Ciências Sociais e Contabilidade, pós-graduado em Direito Tributário, coordenador de cursos de pós-graduação, palestrante, conferencista, mediador em seminários e congressos, doutorando em Contabilidade; especialista há mais de 20 anos em Imposto de Renda, PIS/COFINS, IOF, ITR, CIDE e legislação societária, comercial e tributária.


EXAME.com vai responder diariamente, entre 2 de março e 28 de abril, as dúvidas de leitores sobre a Declaração do Imposto de Renda 2017. Envie suas perguntas para seudinheiro_exame@abril.com.br.


Recomendado para você


Leia também

Imagem da Editoria Exame Invest
Anderson Figo


Compartilhe nas redes sociais
Mosaico do rodapé com as cores da Exame