Exame Invest
Minhas Finanças

IR 2017: Comprei um imóvel que não está em meu nome. Declaro?

PUBLICADO EM: 9.4.17 | 7H00
Especialista responde dúvida de leitora sobre a Declaração do Imposto de Renda 2017. Envie você também suas perguntas
Imposto de Renda 2017

Imagem da Editoria Exame Invest
Anderson Figo



Compartilhe nas redes sociais
GUIA
Em alta

INVISTA 1MIN

Pergunta do leitor: Adquiri um apartamento há 5 anos. O financiamento já está quitado porém não transferi o imóvel para meu nome, devo declará-lo? Quais campos devo preencher?

Resposta de Valdir Amorim*:

O fato do imóvel não estar registrado em seu nome não a desobriga de informá-lo na sua declaração.

Informe os dados do imóvel na ficha “Bens e Direitos”, sob o código 11, informando os dados da aquisição no campo “Discriminação”, e, nas colunas “Situação em 31.12.2015” e “Situação em 31.12.2016” o valor efetivamente pago pela aquisição do imóvel, sem qualquer atualização.

*Valdir de Oliveira Amorim é coordenador editorial-tributário da IOB da Sage, professor universitário, mestre em Ciências Sociais e Contabilidade, pós-graduado em Direito Tributário, coordenador de cursos de pós-graduação, palestrante, conferencista, mediador em seminários e congressos, doutorando em Contabilidade; especialista há mais de 20 anos em Imposto de Renda, PIS/COFINS, IOF, ITR, CIDE e legislação societária, comercial e tributária.


EXAME.com vai responder diariamente, entre 2 de março e 28 de abril, as dúvidas de leitores sobre a Declaração do Imposto de Renda 2017. Envie suas perguntas para seudinheiro_exame@abril.com.br.

Imagem da Editoria Exame Invest
Anderson Figo


Compartilhe nas redes sociais
Mosaico do rodapé com as cores da Exame