Exame Invest
Minhas Finanças

IRPF 2016: Pagamentos Efetuados

PUBLICADO EM: 28.3.16 | 12H09
Guia EXAME.com do Imposto de Renda 2016 mostra como preencher a ficha Pagamentos Efetuados, onde entram despesas com saúde, educação e aluguéis
EXAME.com

Imagem da Editoria Exame Invest
Exame Solutions

Apresentado por



Compartilhe nas redes sociais
GUIA
Em alta

INVISTA 1MIN

Despesas com saúde, educação, pagamentos de aluguéis, investimentos em planos de previdência privada (do tipo PGBL) e honorários pagos a advogados e engenheiros, devem ser informados na ficha “Pagamentos Efetuados” da Declaração de IR

Como declarar pagamento de aluguéis no Imposto de Renda 2016

Para declarar suas despesas, abra a ficha “Pagamentos Efetuados”, no menu ao lado esquerdo do programa do IR e em seguida clique em “Novo” no canto inferior direito da tela.

Em seguida, selecione o código da despesa a ser declarada. Para declarar despesas com educação, por exemplo, selecione o código “01 – Instrução no Brasil”.

Depois, basta preencher as informações solicitadas, como o nome e CPF do prestador do serviço e o valor da despesa.

Para declarar uma consulta médica, por exemplo, é preciso selecionar o código "10 - Médicos no Brasil". Em seguida, informe se o beneficiário da consulta foi o próprio titular da declaração, ou se foi um dependente ou alimentando. Depois, digite o nome e CPF do médico e o valor pago pela consulta.

Ir para o próximo passo: Doações Efetuadas

Esta página faz parte do Guia do IRPF 2016, de EXAME.com, elaborado em parceria com Rodrigo Paixão e Thiago Mirales, sócios da Atlas Tax Consulting. Clique aqui para ver o índice geral do guia.

Imagem da Editoria Exame Invest
Exame Solutions

Apresentado por


Compartilhe nas redes sociais
Mosaico do rodapé com as cores da Exame