Exame Invest
Minhas Finanças

Não tenho filhos - onde invisto R$ 200 mil no longo prazo?

PUBLICADO EM: 4.9.13 | 14H42
Um internauta solteiro e sem filhos quer mais rentabilidade para sua reserva financeira para daqui a dez ou quinze anos
Relógio

Relógio: quem não tem família e dispõe de tempo, é possível buscar mais rentabilidade com mais risco

Imagem da Editoria Exame Invest
Exame Solutions

Apresentado por



Compartilhe nas redes sociais
GUIA
Em alta

INVISTA 2MIN

Dúvida do internauta: Tenho 33 anos, sou solteiro, não pretendo casar e nem ter filhos. Quero investir o dinheiro que tenho hoje - 200 mil reais aplicados em um CDB - em qualquer outro investimento, desde que seja mais rentável. Não pretendo utilizar esse dinheiro nos próximos dez ou 15 anos, e desejo correr de baixo a médio risco. Pensei em comprar um apartamento para alugar, mas não sei qual a melhor alternativa.

Resposta de Paulo Bittencourt*:

Pelo que você relatou, esta quantia de dinheiro é uma reserva de longo prazo que se destina também a propiciar uma renda adicional.

O principal desafio para um investidor como você é obter, nos próximos dez ou 15 anos, um rendimento líquido de impostos e taxas que supere a inflação acumulada no período. Uma aplicação indexada ao CDI, como é o caso de um CDB, não é uma boa opção no longo prazo. Há períodos em que a inflação é crescente, e o CDI pode não o defender desta desvalorização, como aconteceu no passado recente (taxa Selic em 7,25% e inflação medida pelo IPCA com picos acima de 6,0%).

Deixe uma aplicação em CDB apenas para suas necessidades de caixa de curto prazo, para despesas correntes ou emergências. Com os 200 mil reais separe da seguinte forma: 100 mil reais em um fundo multimercado sem renda variável (tipo Juros e Moedas), 50 mil reais em um fundo multimercado tipo Inflação/Preços e 50 mil reais em um fundo de ações classe Dividendos.

*Paulo Bittencourt é diretor técnico da Apogeo Investimentos, empresa de investimentos voltada para pessoas físicas do grupo Vinci Partners, e tem mais de 20 anos de experiência no mercado financeiro.

Perguntas, críticas e observações em relação a esta resposta? Deixe um comentário abaixo!

Envie suas dúvidas sobre planejamento financeiro, crédito e investimentos para seudinheiro_exame@abril.com.br.

Imagem da Editoria Exame Invest
Exame Solutions

Apresentado por


Compartilhe nas redes sociais
Mosaico do rodapé com as cores da Exame