Exame Invest
Minhas Finanças

Onde investir R$ 1,5 mil por mês para me aposentar aos 50?

PUBLICADO EM: 14.10.14 | 12H04
Internauta pergunta onde investir para ter uma renda que lhe permita se dedicar apenas à sua carreira de mergulho depois dos 50 anos
Casal caminha em praia da ilha Tetiaroa

Casal na praia: Especialistas indicam o investimento em títulos públicos e a revisão da estratégia em 5 anos

Imagem da Editoria Exame Invest
Exame Solutions

Apresentado por



Compartilhe nas redes sociais
GUIA
Em alta

INVISTA 10MIN

Dúvida do internauta: Tenho 23 anos e estou voltando ao mercado de trabalho agora. Passei quase dois anos no exterior, tenho um carro quitado e atualmente moro com meus pais. Quero investir 1,5 mil reais por mês para que aos 45 ou 50 anos eu possa viver do rendimento das minhas aplicações e da minha carreira de mergulho (que paga muito pouco). Gostaria de saber onde é melhor investir durante esses 25 anos para que eu possa ter um ótimo rendimento aos 50 anos.

Resposta de Samy Dana e Alex del Giglio*:

Acumular um patrimônio suficiente para atingir a independência financeira aos 45 ou 50 anos de idade realmente não é uma tarefa fácil para a maioria das pessoas.

Nessa longa caminhada, é preciso ter muita determinação, disciplina e controle para que seja possível dispensar o trabalho remunerado nessa nova etapa da vida.

Como seu objetivo pessoal está bastante claro e você já estipulou o valor dos seus aportes mensais, o próximo passo é determinar quais são as melhores alternativas de investimento dentro de um horizonte de longo prazo.

Em uma primeira fase de acumulação, sugerimos uma uma carteira bastante conservadora composta pelos seguintes instrumentos financeiros:

*50%, ou seja, 750 reais em Notas do Tesouro Nacional série B (NTN-B), títulos públicos federais, vendidos via Tesouro Direto, que pagam uma taxa de juros fixa mais a variação da inflação medida pelo IPCA. Recomendamos a aplicação em papeis com vencimento em 2024, portanto, daqui a dez anos.

*50%, ou seja, 750 reais em Letras do Tesouro Nacional (LTN), títulos públicos federais que pagam juros fixos. Nesse caso, recomendo a aplicação em papéis com prazo de vencimento menor, em 2018, portanto em quatro anos.

Com essa alocação de recursos, você obterá um retorno líquido de aproximadamente 0,80% ao mês e daqui a 25 anos terá acumulado um montante de cerca de 1,8 milhões de reais.

Repare, contudo, que nessa simulação não foi considerada a inflação. Certamente o poder de compra de 1,8 milhões de reais daqui a 25 anos será consideravelmente menor.

Para evitar que o montante acumulado seja corroído pela inflação, é interessante atualizar o valor dos aportes a cada ano pela variação da inflação. Dessa forma, você assegurará uma boa renda e, por consequência, a manutenção do seu poder de compra.

Em uma segunda fase, dentro de um horizonte de aproximadamente cinco anos, uma reavaliação dos investimentos se faz necessária, uma vez que provavelmente a conjuntura da economia será distinta e ao mesmo tempo você deterá um volume de recursos, que admitirá uma melhor diversificação do patrimônio.

Com essa atitude e com decisões corretas em relação aos investimentos você atingirá o seu objetivo obtendo excelentes frutos aos 50 anos.

Bons Investimentos e bons mergulhos!

(*) Samy Dana é Ph.D. em Business, professor da FGV e coordenador do Núcleo de Cultura e Criatividade GV Cult. É consultor de empresas nacionais e internacionais dos setores real e financeiro e de órgãos governamentais, além de autor de livros de finanças pessoais. Esta resposta foi escrita em parceria com Alex Del Giglio, economista pela Univerisidade de São Paulo (USP), com extensão em finanças pela ESC Bordeaux e mestrado em Administração pela FGV. Responsável pela área educacional da Prime Finance Investimentos AAI Ltda., com sede em Manaus.

Perguntas, críticas e observações em relação a esta resposta? Deixe um comentário abaixo!

Envie suas dúvidas sobre planejamento financeiro e investimentos para seudinheiro_exame@abril.com.br.

Imagem da Editoria Exame Invest
Exame Solutions

Apresentado por


Compartilhe nas redes sociais
Mosaico do rodapé com as cores da Exame