Exame Invest
Minhas Finanças

Posso deixar de declarar dependentes para ter restituição em vez de pagar?

PUBLICADO EM: 8.4.19 | 12H00
Especialista responde dúvida de leitor sobre a Declaração do Imposto de Renda 2019. Envie você também suas perguntas
Imposto de Renda 2019

Imagem da Editoria Exame Invest
Anderson Figo



Compartilhe nas redes sociais
GUIA
Em alta

INVISTA 2MIN

Pergunta do leitor: Quando informo a minha esposa, que teve rendimentos de 9 mil reais em 2018, como minha dependente na declaração do Imposto de Renda 2019, tenho que pagar um valor à Receita Federal.

Porém, se não a declarar como dependente, tenho direito a restituir um valor. Portanto, para ter direito à restituição, é correto dentro das normas da Receita Federal eu não a declarar como minha dependente?

Resposta de Eduardo Costa da Silva*:

A declaração da sua esposa como dependente não é obrigatória, a inclusão de dependentes traz o benefício de algumas deduções, mas em contrapartida, nas hipóteses em que o dependente tenha auferido renda, como é o caso relatado, a renda do dependente irá ser adicionada à renda do declarante o que pode aumentar o Imposto de Renda a pagar.

Neste caso, cabe exclusivamente ao declarante escolher a alternativa que lhe seja menos onerosa, assim, não há quaisquer problemas ou infração a lei, caso seja feita a opção pela não inclusão da sua esposa como dependente em sua declaração de Imposto de Renda.

*Eduardo Costa da Silva é sócio responsável pela área tributária do Costa da Silva e Fernandes Rocha Advogados. Formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e em Tecnologia pela FATEC-SP, possui MBA em Finanças pela FIPECAFI. Leciona matérias jurídico-empresariais em cursos de especialização e MBA.


O site EXAME vai responder diariamente, entre 7 de março e 30 de abril, as dúvidas de leitores sobre a Declaração do Imposto de Renda 2019. Envie suas perguntas para seudinheiro_exame@abril.com.br.

Imagem da Editoria Exame Invest
Anderson Figo


Compartilhe nas redes sociais
Mosaico do rodapé com as cores da Exame