Exame Invest
Minhas Finanças

Receita paga hoje quarto lote de restituição do Imposto de Renda 2019

PUBLICADO EM: 16.9.19 | 5H50
ATUALIZAÇÃO: 16.9.19 | 9H34
Para consultar se foi contemplado, o contribuinte deve acessar o site da Receita, o aplicativo ou ligar para o Receitafone, no número 146
dinheiro real células

Receita: 2,8 milhões de contribuintes serão contemplados neste lote de pagamento

Foto de Karla Mamona da Editoria Exame Invest que escreveu o artigo
Karla Mamona

Repórter da Exame



Compartilhe nas redes sociais
GUIA
Em alta

INVISTA 2MIN

São Paulo -  São Paulo – A Receita Federal paga nesta segunda-feira (16), a partir das 9 horas, o quarto lote de restituição do Imposto de Renda 2019. O lote também inclui restituições residuais de 2008 a 2018. 

O valor da restituição estará corrigido, em 3,08% relativo à taxa Selic de maio a setembro de 2019.

Nessa etapa, 2.819.522 contribuintes têm direito à restituição, totalizando o valor de 3,5 bilhões de reais. 

Para consultar se foi contemplado, o contribuinte deve acessar o site da Receita, o aplicativo ou ligar para o Receitafone, no número 146. 

Se o contribuinte foi contemplado no quarto lote, mas não receber o pagamento nesta quinta-feira, deve contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a central de atendimento do banco, por meio dos telefones 4004-0001 (nas capitais),  0800-729-0001 (nas demais localidades) e 0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos). Nesse caso, o contribuinte poderá agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

O dinheiro da restituição fica disponível no banco durante um ano. Quem não fizer o resgate nesse prazo terá que solicitá-lo novamente no site da Receita, por meio do Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no portal e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Retificação

No site da Receita, é possível  acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pela Receita. Se houver, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e regularizar sua situação, entregando uma declaração retificadora.

É possível retificar a declaração do Imposto de Renda a qualquer momento. Veja como retificar a declaração do Imposto de Renda 2019.

Foto de Karla Mamona da Editoria Exame Invest que escreveu o artigo
Karla Mamona

Repórter da Exame


Compartilhe nas redes sociais
Mosaico do rodapé com as cores da Exame