Exame Invest
Minhas Finanças

Site mostra as melhores corretoras e bancos para investir

PUBLICADO EM: 17.11.18 | 7H00
ATUALIZAÇÃO: 9.5.19 | 12H36
No buscador de investimentos Yubb, os próprios investidores podem avaliar as empresas em categorias, como atendimento, custos, taxas e rentabilidade
Ações_carteiras recomendadas_exame

Potes com moedas: plataforma foi lançada na segunda-feira (12) e já reunia 4.480 avaliações na quarta (14) (Getty Images/iStockphoto)

Imagem da Editoria Exame Invest
Marília Almeida

Repórter de Invest marilia.almeida@exame.com



Compartilhe nas redes sociais
GUIA
Em alta

INVISTA 3MIN

São Paulo – Você fica desconfiado quando se trata de investir em corretoras menores e menos conhecidas, mas, ao mesmo tempo, teme estar perdendo boas oportunidades quando verifica que essas instituições oferecem maior rentabilidade?

O buscador de investimentos Yubb lançou uma plataforma que ajuda a solucionar o problema. No "Guia das melhores empresas para investir", os próprios investidores avaliam as empresas em diversas categorias, como atendimento, custos, taxas e rentabilidade.

A plataforma foi lançada na segunda-feira (12) e já registrava na quarta-feira (14) mais de 4.480 avaliações. Os primeiros convidados, usuários que já estavam cadastrados na Yubb e aceitaram o convite pelas redes sociais da plataforma, deram notas para bancos grandes, bancos médios, financeiras, corretoras, robôs de investimentos, fintechs e outras empresas.

Veja abaixo as instituições financeiras mais bem colocadas no ranking do Yubb, segundo seus próprios clientes. A nota mínima é 1 e, a máxima, 5:

Instituição financeiraNota
Ativa4,49
Atlas4,38
Mirae4,37
Banco Inter4,36
Nexoos4,32
Rico4,26
Clear Corretora4,18
Easynvest4,17
XP Investimentos4,03
Genial Investimentos4,03
Santander Corretora3,25
Bradesco Corretora3,18
Banco do Brasil2,62
Itaú Corretora2,43
Caixa Econômica Federal2,11

As avaliações e informações foram registradas no site no dia 14 de novembro. Portanto, consultas em datas posteriores podem apresentar outras informações, já que o guia é dinâmico e constantemente são feitas novas avaliações por investidores.

Cada investidor pode avaliar os seguintes tópicos: facilidade em abrir uma conta; facilidade em fazer um investimento; facilidade em usar a plataforma; se as opções oferecidas atendem às necessidades dos investidores; custos e taxas praticados; rentabilidade dos investimentos; probabilidade de voltar a investir com a instituição financeira; probabilidade de indicá-la para outra pessoa; avaliação do atendimento de forma geral, entre outros. Todos os critérios têm o mesmo peso na nota final.

Segundo Bernardo Pascowitch, fundador do Yubb e da nova ferramenta. um dos principais fatores que levam as pessoas a escolher instituições para investir são recomendações e comentários sobre as empresas, seja de amigos, conhecidos ou outros investidores.

Como funciona

A reputação das empresas é definida com base nas avaliações feitas no site pelos usuários, sem que haja qualquer interferência por parte do buscador. As avaliações enviadas pelos investidores são anônimas e a ferramenta, assim como o Yubb, é independente. Ou seja, não tem ligação com nenhuma das instituições financeiras avaliadas.

Para avaliar, basta ser cadastrado no Yubb e fornecer nome, sobrenome, e-mail e CPF. Essas informações não são usadas pelo Yubb para fins comerciais e tampouco compartilhadas com instituições financeiras. São usadas para evitar que existam avaliações feitas por "robôs" e também para cruzar dados e permitir que a plataforma analise se há funcionários ou pessoas vinculadas à empresa avaliada fazendo avaliações. Todas as consultas e avaliações são gratuitas.

A fim de garantir que as avaliações sejam verdadeiras, os usuários precisam também concordar, no ato de avaliação, que não estão vinculados com a empresa avaliada (por exemplo, não podem ser funcionários, parentes de funcionários, sócios, entre outros) e não receberam nenhuma recompensa ou benefício para fazer a avaliação. Caso isso seja identificado, a avaliação será removida. Além disso, notas mínimas e/ou médias só são consideradas caso exista comentário embasando essas notas.

Imagem da Editoria Exame Invest
Marília Almeida

Repórter de Invest marilia.almeida@exame.com


Compartilhe nas redes sociais
Mosaico do rodapé com as cores da Exame