Sogros podem ser incluídos como dependentes no IR dos genros? | Exame Invest
Exame Invest
Minhas Finanças

Sogros podem ser incluídos como dependentes no IR dos genros?

PUBLICADO EM: 24.4.18 | 16H43
ATUALIZAÇÃO: 30.4.18 | 11H41
Especialista responde dúvida de leitor sobre a Declaração do Imposto de Renda 2018. Envie você também suas perguntas
Imposto de Renda 2018

Imagem da Editoria Exame Invest
Marília Almeida

Repórter da Exame



Compartilhe nas redes sociais
GUIA
Em alta

INVISTA 1MIN

Dúvida do leitor: A sogra ou sogro podem ser considerados dependentes na declaração de Imposto de Renda do genro ou nora?

Resposta de Valdir Amorim*

Os pais podem ser considerados dependentes na declaração do Imposto de Renda dos filhos, desde que não recebam rendimentos, tributáveis ou não, superior ao limite de isenção anual de R$ 22.847,76.

O sogro ou a sogra não podem ser dependentes, salvo se seu filho ou filha estiver declarando em conjunto com o genro ou a nora, e desde que o sogro ou a sogra não recebam rendimentos, tributáveis ou não, superior ao limite de isenção anual (R$ 22.847,76), nem estejam declarando em separado.

Somente podem declarar em conjunto o cônjuge, companheiro ou dependente cujos rendimentos serão tributados na declaração apresentada pelo contribuinte.

*Valdir de Oliveira Amorim é coordenador editorial-tributário da IOB da Sage, professor universitário, mestre em Ciências Sociais e Contabilidade, pós-graduado em Direito Tributário, coordenador de cursos de pós-graduação, palestrante, conferencista, mediador em seminários e congressos, doutorando em Contabilidade; especialista há mais de 20 anos em Imposto de Renda, PIS/COFINS, IOF, ITR, CIDE e legislação societária, comercial e tributária.


O site EXAME vai responder diariamente, entre 1º de março e 30 de abril, as dúvidas de leitores sobre a Declaração do Imposto de Renda 2018. Envie suas perguntas para seudinheiro_exame@abril.com.br.


Recomendado para você


Leia também

Imagem da Editoria Exame Invest
Marília Almeida

Repórter da Exame


Compartilhe nas redes sociais
Mosaico do rodapé com as cores da Exame