Sou dentista e esqueci de incluir um recibo no carnê-leão. Como declarar? | Exame Invest
Exame Invest
Minhas Finanças

Sou dentista e esqueci de incluir um recibo no carnê-leão. Como declarar?

PUBLICADO EM: 15.4.18 | 7H00
Especialista responde dúvida de leitor sobre a Declaração do Imposto de Renda 2018. Envie você também suas perguntas
Imposto de Renda 2018

Imagem da Editoria Exame Invest
Júlia Lewgoy



Compartilhe nas redes sociais
GUIA
Em alta

INVISTA 2MIN

Pergunta do leitor: Sou dentista e, no mês de novembro do ano passado, dei um recibo de tratamento odontológico e esqueci de incluí-lo no carne leão daquele mês. Como lançar esse valor na minha declaração do Imposto de Renda

Resposta de Samir Choaib* e equipe do escritório Choaib, Paiva e Justo Advogados Associados:

Será necessário ajustar as informações na ficha "Rendimentos Tributáveis Recebidos de PF/Exterior" da sua Declaração de Ajuste Anual, após importar os dados do carnê-leão. Note que essa ficha pode ser objeto de alterações manuais.

Assim, você deve somar o valor recebido pelo tratamento odontológico no mês de novembro aos demais rendimentos recebidos de pessoa física naquele mês e apurar o novo valor de IRPF devido. A diferença entre o valor do carnê-leão devido com a inclusão do recibo esquecido e o valor já pago será o seu saldo devedor.

Esse saldo devedor deve ser atualizado com acréscimos moratórios equivalentes a multa e juros, o que pode ser calculado e emitido diretamente no site da Receita Federal, por meio do Programa para Cálculo e Emissão de Darf Online (Sicalcweb)

Destaque-se que, se o contribuinte optar por não recolher o imposto com acréscimos calculados desde a data de seu vencimento, deixando para recolher o imposto no momento da entrega da Declaração de Ajuste Anual, poderá ser autuado pela Receita Federal. A Receita pode aplicar multa de ofício de 50% sobre o valor que deixar de ser recolhido, ainda que não tenha sido apurado imposto a pagar no ajuste anual.

*Samir Choaib é advogado e economista formado pela Universidade Mackenzie, pós-graduado em direito tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É sócio do escritório Choaib, Paiva e Justo, Advogados Associados, especialista em imposto de renda de pessoas físicas e responsável pela área de planejamento sucessório do escritório. É o atual chairman da Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos da Flórida (BACCF), em São Paulo.


O site EXAME vai responder diariamente, entre 1º de março e 30 de abril, as dúvidas de leitores sobre a Declaração do Imposto de Renda 2018. Envie suas perguntas para seudinheiro_exame@abril.com.br.

 


Recomendado para você


Leia também

Imagem da Editoria Exame Invest
Júlia Lewgoy


Compartilhe nas redes sociais
Mosaico do rodapé com as cores da Exame