Alta da inflação: qual é a vantagem de investir em fundos imobiliários?  | Exame Invest
Exame Invest
Onde Investir

Alta da inflação: qual é a vantagem de investir em fundos imobiliários? 

PUBLICADO EM: 17.4.21 | 8H03
ATUALIZAÇÃO: 16.4.21 | 20H13
O professor Arthur Vieira de Moraes, da EXAME Invest Pro e da EXAME Academy, responde dúvidas dos leitores sobre fundos imobiliários
fundos imobiliários

Fundos imobiliários: O importante é investir em algo que você acredite que tenha uma tendência de crescimento desse resultado (Getty Images/iStockphoto)

Foto de Karla Mamona da Editoria Exame Invest que escreveu o artigo
Karla Mamona

Repórter da Exame



Compartilhe nas redes sociais
GUIA
Em alta

INVISTA 2MIN

O professor Arthur Vieira de Moraes, especialista em fundos imobiliários e professor da EXAME Academy, responde a perguntas de investidores em seu programa semanal. O FIIs em EXAME vai ao ar toda sexta-feira às 15h no canal da EXAME Invest no YouTube.

Veja abaixo uma das perguntas respondidas no último programa, que foi ao ar nesta sexta-feira, 16 de abril. 

Pergunta do leitor: Com a alta da inflação, o IPCA está em 6,22% nos últimos 12 meses. Qual é a vantagem em investir em fundos imobiliários que têm o yield considerado o IFIX de 6,6% ao ano? 

Arthur Vieira de Moraes: Caro leitor, você está certo na sua comparação. Entretanto o mais indicado seria comparar a rentabilidade de um Tesouro IPCA com a rentabilidade de um fundo imobiliário. Isso porque você deve lembrar que fundo imobiliário não é renda fixa. Se você vai para o Tesouro IPCA e compra um título de renda fixa, ele garantirá que a rentabilidade será fixa e não mudará.

O que você deveria buscar em um fundo imobiliário? Quando você olha o IFIX, com uma média de 6,6%, como é uma média, há fundos com rentabilidades maiores e outros com rentabilidades menores.

O importante é investir em algo que você acredite que tenha uma tendência de crescimento desse resultado. No mínimo da manutenção ou de crescimento desse resultado. Isso é a renda variável. O que você recebe de dividend yield é fruto da distribuição de lucros. Não é difícil fazer isso. É importante aprender a olhar para a tendência deste lucro. Ele tende a aumentar ou a diminuir.

Se hoje você achar que está muito no empate da rentabilidade, mas acredita que a tendência é aumentar, você tem justificativas para investir naquele fundo. Não encontrou justificativas? Vá para renda fixa. Tenha uma carteira diversificada. Sempre haverá momentos e oportunidades de investir na renda variável e nos fundos imobiliários. 

Envie também sua dúvida para o professor. O endereço para envio está aqui.

No curso "Construindo renda com fundos imobiliários", Arthur Vieira de Moraes ensina a investir em imóveis através de fundos imobiliários. O professor ajuda os alunos a entender como funcionam e por que é vantajoso investir em FIIs. 

Você tem dúvidas na hora de declarar o imposto de renda? Acesse a série gratuita Seu Guia do Imposto de Renda EXAME e aprenda a declarar de forma rápida

O conteúdo mostra como é possível diversificar a carteira, aumentar o patrimônio e renda de forma tão ou mais segura quanto um dos investimentos mais tradicionais do país. Ao final do curso, o aluno é capaz de investir em fundos imobiliários e tem o conhecimento necessário sobre os mecanismos de proteção ao investimento. Inscreva-se já


Leia também

Foto de Karla Mamona da Editoria Exame Invest que escreveu o artigo
Karla Mamona

Repórter da Exame


Compartilhe nas redes sociais
Mosaico do rodapé com as cores da Exame