Exame Invest
Onde Investir

Onde as gestoras investem o próprio dinheiro? Pesquisa traz as respostas

PUBLICADO EM: 10.7.21 | 8H00
ATUALIZAÇÃO: 11.7.21 | 14H42
BTG Pactual Asset é a gestora preferida pelas gestoras, com ativos de quase 200 delas, seguida do Itaú Unibanco, segundo levantamento da Comdinheiro para a EXAME Invest
AV Faria Lima; prédios comerciais

Avenida Faria Lima, em São Paulo: sede de algumas das maiores gestoras do mercado financeiro no país | Foto: Germano Lüders/EXAME

Foto de Guilherme Guilherme da Editoria Exame Invest que escreveu o artigo
Guilherme Guilherme

Repórter de mercado | guilherme.guilherme@exame.com



Compartilhe nas redes sociais
GUIA
Em alta

INVISTA 2MIN

Você confia o seu dinheiro nas mãos de gestores qualificados e experientes, certos de que vão tomar as melhores decisões de alocação de capital. Mas e como esses mesmos gestores decidem investir o dinheiro que possuem?

Com o objetivo de responder essa pergunta, a EXAME Invest publica com exclusividade um levantamento realizado pela Comdinheiro, uma das principais empresa de informações financeiras do mercado de capitais no país.

E nenhuma gestora do mercado brasileiro tem tanta confiança de seus pares como a BTG Pactual Asset (do mesmo grupo controlador da EXAME). De acordo com o estudo, 197 gestoras do país investem em fundos do BTG. 

“Ser investido por vários gestores distintos significa que seus fundos passaram pelo crivo seleto desses vários profissionais de investimentos”, afirma Felipe Ferreira, diretor financeiro da Comdinheiro

O segundo colocado, o Itaú Unibanco (ITUB4), tem 194 gestoras entre seus investidores. 

Dos cinco primeiros colocados no levantamento da Comdinheiro, BTG Pactual, Itaú Unibanco, ARX (controlada pelo BNY Mellon), BlackRock e BRAM, todos pertencem a grandes conglomerados. Somente a sexta colocação é ocupada por uma gestora independente, a SPX, do famoso gestor Rogério Xavier, que tem 116 gestoras como clientes.

Abra sua conta no BTG Pactual Digital e invista com o maior banco de investimentos da América Latina

“A SPX tem o fundo Nimitz como grande expoente, com alocações de diversos fundos multimercados. É um grande caso de sucesso”, diz Ferreira. 

As também conhecidas gestoras independentes Verde e JGP aparecem pouco atrás, com 102 e 101 gestoras investidas, respectivamente.

Já a Angá se destaca por ser a 13º gestora em número de gestores investidos, com 99, apesar de contar com o menor volume sob gestão entre as 37 primeiras colocadas -- a casa tem 2,3 bilhões de reais sob gestão. Na 38º posição, a BRPP (Brasil Plural) tem cerca de 2 bilhões de reais sob gestão, com 65 gestoras investidas. 

Esteja sempre informado sobre as notícias que movem o mercado. Assine a EXAME

Foto de Guilherme Guilherme da Editoria Exame Invest que escreveu o artigo
Guilherme Guilherme

Repórter de mercado | guilherme.guilherme@exame.com


Compartilhe nas redes sociais
Mosaico do rodapé com as cores da Exame