Onde Investir

IGP-M em alta: contratos de FIIs podem ser corrigidos por outro índice?

PUBLICADO EM: 25.4.21 | 7H05
ATUALIZAÇÃO: 23.4.21 | 21H15
O professor Arthur Vieira de Moraes, da EXAME Invest Pro, responde dúvidas dos leitores sobre fundos imobiliários
Começa Semana da Renda Vitalícia

(Getty Images)

Imagem da Editoria Exame Invest
Da Redação

Repórter da Exame



Compartilhe nas redes sociais
GUIA
Em alta

INVISTA 2MIN

O professor Arthur Vieira de Moraes, especialista em fundos imobiliários da EXAME Invest Pro (a divisão de análise de investimentos da EXAME), responde perguntas de investidores em seu programa semanal. O FIIs em EXAME vai ao ar toda sexta-feira, às 15h, no canal da casa de análises no YouTube.

Aprenda a buscar renda extra com imóveis sem precisar investir milhares de reais

Veja abaixo uma das perguntas respondidas no último programa, que foi ao ar nesta sexta-feira, 23 de abril:

Dúvida do leitor: Considerando a alta atual do IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado), os aluguéis de fundos imobiliários (FIIs) podem ser corrigidos por outro índice?

Podem, sim, e isso já está acontecendo com certa frequência. Como o IGP-M subiu demais, houve um desequilíbrio nos contratos, então muitos inquilinos estão pedindo para que o dono do imóvel não repasse todo o IGP-M ou troque o índice pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). 

Isso também acontece no caso dos CRIs, que são títulos de dívida imobiliária. Quando a dívida é corrigida pelo IGP-M, muitos credores e devedores estão renegociando os termos dos contratos.  

A renegociação para troca do índice de referência pode acontecer de duas maneiras: com alteração definitiva ou apenas temporária. As partes podem entrar em um acordo para trocar o IGP-M pelo IPCA apenas este ano, sem mudança de contrato, ou com troca definitiva. Neste último caso dizemos, no juridiquês, que houve “novação contratual”. A mais comum, porém, é a troca temporária, onde não há novação contratual.


Envie também sua dúvida para o professor. O endereço para envio está aqui.

No curso Construindo renda com fundos imobiliários" Arthur Vieira de Moraes ensina a investir em imóveis através de fundos imobiliários. O professor ajuda os alunos a entender como funcionam e por que é vantajoso investir em FIIs.

O conteúdo mostra como é possível diversificar a carteira, aumentar o patrimônio e a renda de forma tão ou mais segura quanto os investimentos mais tradicionais do país. Ao final do curso, o aluno é capaz de investir em fundos imobiliários e tem o conhecimento necessário sobre os mecanismos de proteção ao investimento.

Esteja sempre informado sobre as notícias que movem o mercado. Assine a EXAME

Imagem da Editoria Exame Invest
Da Redação

Repórter da Exame


Compartilhe nas redes sociais
Mosaico do rodapé com as cores da Exame