Exame Invest
Onde Investir

Luciano Szafir sobre robô da Nasa investidor: 'não entendo nada'

PUBLICADO EM: 1.5.21 | 7H40
ATUALIZAÇÃO: 30.4.21 | 23H38
Ator gravou vídeo em que diz que se preocupa com os investimentos das pessoas e pede perdão; comercial prometia rentabilidade de até 300% ao mês com um algoritmo
programador

Suposto robô era um algoritmo que levava a ganhos elevados; CVM fez alerta contra a propaganda (Getty Images/EyeEm)

Imagem da Editoria Exame Invest
Da Redação

Repórter da Exame



Compartilhe nas redes sociais
GUIA
Em alta

INVISTA 3MIN

O ator Luciano Szafir pediu desculpas em um post no seu perfil no Instagram nesta semana pela propaganda em que falava das supostas vantagens de um investimento que poderia render até 300% ao mês, de uma empresa chamada IQ Option. O vídeo viralizou em redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas.

"Você pode ter o seu próprio algoritmo de negociação e o seu próprio robô, o robô da Nasa. E ter uma rentabilidade de até 300% ao mês, sem saber escrever uma única linha de código", disse Luciano Szafir no vídeo com o comercial, que era acompanhado da mensagem na tela "Basta colocar o capital e acompanhar o ganho".

"Não é necessário especificar as condições de negociação nem nada: o seu robô fará tudo por você. Você só precisa conectar a sua conta da IQ Option com o robô da Nasa e boom. É só esperar", afirmou no vídeo.

Luciano Szafir em campanha da IQ OptionO ator escreveu no post uma explicação parecida com a que fala no vídeo e esclarece que "eu não entendo nada desse setor", em referência a investimentos.

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) soltou um alerta sobre a propaganda da IQ Option, que já havia sido alvo de uma nota da autarquia em 2020 em que proibia a empresa de captar clientes sem autorização.

"Estou aqui para fazer uma retratação sobre um comercial que eu fiz. Ele foi feito atráves de um convite de uma amiga com quem já trabalho há muitos anos e daí a confiança", começa explicando no vídeo o ator, também conhecido por ter sido casado com a apresentadora Xuxa e por ser o pai da modelo Sasha Meneghel.

Szafir conta no vídeo postado no Instagram que tem com frequência dores no nervo ciático e que, no dia da gravação, estava com uma crise que só o fazia pensar que precisava falar com o seu médico e tomar medicamentos que pudessem aliviar o sofrimento.

"Eu não estava nem entendendo o que eu estava lendo. Se eu estivesse vendendo salsicha ou investimento, eu não estava entendendo tamanha a dor. Mas não há justificativa. A atitude responsável que eu deveria ter tomado era dizer 'gente, eu não tenho condições de gravar esse comercial porque eu não estou tendo a compreensão do que estou falando'.'"

Ele assume que não teve essa atitude e que, como consequência, está pagando por isso. "Vim aqui pedir perdão, pedir desculpas."

Luciano Szafir contou ainda que pediu para que o vídeo fosse retirado do ar (embora ele continue a circular pelo WhatsApp, por exemplo) e afirmou que não é sócio da empresa nem tem relação com quem é. Segundo ele, o cachê que recebeu pela propaganda -- de valor não revelado por ele -- será doado a alguma instituição de caridade a ser escolhida por seu empresário ou sua assessoria de imprensa.

No fim do vídeo, Szafir afirma que não pretende mais voltar ao assunto. "Eu errei e as pessoas estão falando mal de mim. Eu não estou fazendo esse vídeo para limpar a minha imagem. Tenho alguns anos de carreira e isso pode acontecer. Estou fazendo esse vídeo porque eu realmente me preocupo com os investimentos de outras pessoas e que outras pessoas sejam prejudicadas."

"Por favor, abram o olho, cuidem dos seus investimentos e da sua saúde porque vivemos um período difícil", conclui.

Imagem da Editoria Exame Invest
Da Redação

Repórter da Exame


Compartilhe nas redes sociais
Mosaico do rodapé com as cores da Exame